O Goiás recebe o América-MG neste sábado (23), às 18h30, no Estádio Hailé Pinheiro, pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Verdão busca a vitória para reassumir a liderança da competição, enquanto o Coelho tenta somar pontos fora de casa para se afastar da zona de rebaixamento.
Goiás
O Esmeraldino chega ao duelo após uma semana conturbada. A derrota no clássico para o Vila Nova acendeu o sinal de alerta no elenco e gerou cobranças internas e externas. O técnico Vagner Mancini falou sobre o momento vivido pelo clube e a pressão exercida sobre o grupo:
“Foi uma semana, que obviamente por ter sido depois do clássico, foi tumultuada emocionalmente. Algumas coisas tiveram que ser faladas, assim como a gente age após derrotas. Passamos uma régua e pensamos no América-MG.”
Com 41 pontos, o Goiás está apenas um atrás do líder Coritiba. Além de poder assumir a ponta em caso de vitória, o Verdão busca encerrar a desconfiança criada após o tropeço no clássico.
Retornos e desfalques
No entanto, Mancini terá problemas para escalar a equipe. O zagueiro Lucas Ribeiro, que foi utilizado como volante no clássico, está fora por lesão muscular. Sem ele, a zaga deve seguir formada por Messias e Titi, embora Luiz Felipe também seja opção para o lugar de Titi, criticado pelas últimas atuações. No meio, Gonzalo Freitas aparece como favorito para substituir Lucas Ribeiro. Marcão também é opção.
No ataque, as baixas continuam. Pedrinho segue em fase de transição física e não estará à disposição. Já Anselmo Ramón, artilheiro da equipe na Série B com sete gols, cumpre suspensão. Assim, Wellington Rato pode ser deslocado para o sistema ofensivo. Moraes também pode ocupar a vaga de Pedrinho, como já aconteceu na última rodada, enquanto Arthur Caíke surge como única alternativa para substituir Anselmo Ramón, já que Facundo Barceló foi negociado com o CRB.
Foto: Rosiron Rodrigues/GEC
A novidade positiva é o retorno de Juninho, que volta após cumprir suspensão. Para Mancini, o mais importante neste momento é vencer, independentemente da forma como a equipe atue:
“Temos que ganhar a partida. O ganhar bem é um ‘plus’ que neste momento não sei se estamos emocionalmente preparados. O momento agora é voltar a ganhar, isso vai gerar confiança para o próximo jogo. Voltar a vencer depois de uma derrota no clássico não é fácil, estarei satisfeito com uma vitória simples que possa nos restabelecer e continuar na briga pelo título.”
O Goiás precisa do triunfo não apenas para retomar a liderança, mas também para reagir na competição: nos últimos cinco jogos, venceu apenas uma vez. A defesa também preocupa, nos últimos dez jogos, o time foi vazado em nove, exceção feita à vitória sobre o Athletico-PR.
América-MG
O time mineiro vive fase ainda mais delicada. Já são oito jogos sem vitória na Série B, a última foi há quase dois meses, contra o CRB. Desde então, foram seis derrotas e dois empates, sequência que derrubou o Coelho para a 16ª posição, com 22 pontos, mesma pontuação do Volta Redonda, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.
A má fase levou à troca de comando técnico. Enderson Moreira foi demitido e Alberto Valentim assumiu o América-MG, estreando no empate por 2 a 2 com o Amazonas, na rodada passada.
Para enfrentar o Goiás, o novo treinador terá problemas no gol. Matheus Mendes, que estava emprestado pelo Atlético-MG, foi vendido ao futebol português. Dalberson, outro goleiro do elenco, acertou saída para o Guarani. Assim, Cássio deve ser titular da meta americana.
Ficha técnica
Goiás x América-MG
Data: 23 de agosto de 2025 (sábado).
Horário: 18h30 (de Brasília).
Local: Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia.
Árbitro: Lucas Guimarâes Rechatiko Horn (RS).
Assistentes: Lucio Beiersdorf Flor (RS) e Juarez de Mello Junior (RS).
VAR: Daniel Nobre Bins (RS).
Transmissão: Disney+, SportyNet e Kwai.
Goiás: Tadeu; Diego Caito, Messias, Titi (Luiz Felipe) e W. Lepo; Gonzalo Freitas (Marcão), Juninho e Rafael Gava; Jajá, Arthur Caíke e W. Rato (Moraes). Técnico: Vagner Mancini.
América-MG: Cássio; Ricardo Silva, Júlio César e Lucão; Maguinho, Kauã Diniz, Miquéias, Miguelito e Paulinho; Willian Bigode e Figueiredo. Técnico: Alberto Valentim.
O post Goiás x América-MG: arbitragem, escalações, horário e onde assistir apareceu primeiro em O Hoje.