O governador Ronaldo Caiado participou, neste sábado (7/9), em Goiânia, do tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro e usou seu discurso para reforçar a defesa da segurança pública como base da verdadeira independência nacional. “Nós podemos comemorar o 7 de Setembro porque aqui não tem território ocupado por bandido, nem facção atuando no Estado de Goiás. É a maior segurança pública do Brasil, com todos eles desfilando aqui com vocês”, declarou.
No sétimo ano de gestão, essa foi sua última presença como chefe do Executivo estadual na cerimônia que carrega simbolismo histórico para o país. Caiado disse sair do cargo com tranquilidade e orgulho: “Trabalho com honestidade, botando para valer o amor e o espírito público para que, ao terminar o meu mandato, eu possa caminhar pelas ruas não só de Goiânia, mas de todo o Estado. Eu não precisarei mudar de Goiás, porque o povo me atende com carinho e me deu agora uma aprovação de 88%, nunca atingida nesse país”, destacou, citando pesquisa da Quaest divulgada em agosto.
O desfile
Realizado na Avenida Tocantins, no setor Central, o desfile reuniu cerca de 4 mil integrantes, entre forças militares, instituições civis, escolas e organizações da sociedade, com público estimado em 5 mil pessoas. As tropas abriram a celebração em marcha, seguida por desfiles motorizado, de cavalaria e aéreo. Passaram pela avenida representantes da Marinha, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal, além de órgãos como o Procon Goiás e o Procon Goiânia.
Leia mais:Caiado comemora decisão de União Brasil e PP de deixar governo Lula
As autoridades acompanharam as apresentações do palanque oficial, entre elas o general Sérgio Alexandre de Oliveira, comandante de Operações Especiais do Exército; o vice-governador Daniel Vilela; e o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel. “Parabéns, governador, o senhor mostra a força do nosso Estado, das nossas forças de segurança de uma maneira geral e também das nossas escolas estaduais, que deram show aqui na avenida”, elogiou Mabel.
Educação e civismo
A parte civil do desfile foi marcada pela apresentação de bandas marciais de seis escolas da rede estadual. Caiado lembrou que o incentivo ao civismo e ao patriotismo no ambiente escolar tem sido prioridade desde 2019. Apenas neste ano, bandas, fanfarras e corais receberam R$ 1 milhão em investimentos via Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC).
O post “Goiás não tem território ocupado por bandido”, diz Caiado em sua última participação no 7 de Setembro como governador apareceu primeiro em O Hoje.