Diante da crescente demanda populacional, Goiânia passa pelo fenômeno do surgimento mais um centro urbano, na região sudeste. Pesquisadores do Núcleo Goiânia, por meio do último Censo publicado pelo Instituto de Geografia e Estatística, constataram que a Região Metropolitana de Goiânia (RMG) está entre as áreas de maior crescimento populacional do Brasil. Entre 2010 e 2022, foi registrado um aumento de 19,35%. Os cientistas apontam que este processo pode estar relacionado com a preferência da população em residir em localidades com melhor qualidade de vida.
Segundo Henrique Campelo, especialista imobiliário, o fato de a capital goiana ser uma cidade nova, o surgimento de novos centros se torna mais perceptível. “Goiânia foi concebida para comportar cerca de 50 mil pessoas, e era, basicamente, apenas o Setor Central. Agora, o aumento populacional gera a demanda por regiões mais planejadas, com vias mais largas e outro tipo de infraestrutura. Nesse contexto surgem outros centros na cidade para facilitar a vida na capital”, explica o especialista.
Centros além do Setor Central
A multicentralidade, segundo Henrique Campelo, permite que as pessoas que vivem em diferentes regiões consigam resolver as questões do dia a dia sem deslocar grandes distâncias. A demanda por essa qualidade de vida resultou em consolidados setores em Goiânia que hoje podem ser considerados centros urbanos. “Regiões como o Garavelo, Eldorado, Goiânia dois, e a do Jaó já podem ser consideradas novos “centros”, e uma outra que já está se consolidando é a região do Park Lozandes”, elenca Henrique Campelo.
O Park Lozandes é um bairro jovem, e mesmo assim está se tornando um novo centro. Foi oficialmente aprovado em 1992 e fica localizado entre o Jardim Goiás e Alphaville Flamboyant, na região sudeste de Goiânia. O setor se tornou um grande centro de negócios, serviços e moradia na cidade. Por ter boa infraestrutura e ser afastado de grandes congestionamentos, típicos das regiões mais adensadas, a região do bairro e seu entorno atraiu a presença de importantes órgãos públicos.
Entre eles, estão a Assembleia Legislativa de Goiás, o centro administrativo da prefeitura de Goiânia – Paço Municipal, o Fórum Cível e o Ministério Público Federal. Com isso, o crescimento de moradias e opções de lazer e serviços se multiplicaram.
O especialista imobiliário Henrique Campelo avalia que a localização estratégica do bairro é um dos fortes atrativos para que este se torne um novo centro. De acordo com ele, a presença dos diversos equipamentos públicos e privados se tornaram indutores do rápido desenvolvimento do jovem bairro.
“O Park Lozandes tem um acesso fácil de poucos minutos ao Aeroporto de Goiânia. Como é também cortado pela pela BR-153 e GO-020. Com isso, ele dá acesso também a outras partes da cidade e a outros municípios, como Anápolis, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Caldas Novas”, destaca ele.
A região conta também com shoppings, diversos restaurantes e cafeterias, além do Parque do Cerrado e do Parque Privativo do Euro Park com mais de 7 mil metros quadrados de área verde.
Selecionamos 5 atrativos que transformaram o Park Lozandes em um novo centro urbano. Acompanhe:
1 – Paço Municipal
Imagem aérea do Park Lozandes mostra prédios do Paço Municipal (à esquerda). Alego, Fórum e Ministério Público Federal ao fundo. (Foto: Victor Augusto Gomes Felipe)
Este foi o primeiro grande equipamento público instalado no bairro, sendo ele o grande indutor do desenvolvimento da região. O prédio foi inaugurado no ano 2000, na gestão do prefeito Nion Albernaz, que também aprovou, em 1992, a criação do Park Lozandes. Tendo por nome Palácio das Campinas Venerando de Freitas Borges, o Paço Municipal, é a sede da Prefeitura de Goiânia. Tem em sua estrutura o gabinete do prefeito, diversas secretarias municipais e também uma rede de serviços aos cidadãos.
Diversos cidadãos são beneficiados com os serviços oferecidos pelo Atende Fácil, disponível no local. Nele, os interessados podem resolver diversas demandas com o órgão mediante agendamento prévio. Entre os serviços, está a emissão de guias de IPTU e ISS, parcelamento de dívidas e certidões negativas, de forma rápida.
2 – Assembleia Legislativa de Goiás (Alego)
O Palácio Maguito Vilela, sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), foi inaugurado em abril de 2022. Ele também é um importante equipamento público que atrai diversos visitantes para o local. O espaço torna possível à população acompanhar, ainda mais de perto, as atividades desenvolvidas na Casa. Oferecendo um plenário e auditórios amplos, salas de comissões temáticas, gabinetes para os deputados, Escola do Legislativo, entre outros serviços.
3 – Fórum Cível
O prédio do Fórum Cível de Goiânia, inaugurado em 2016, é a maior e mais moderna obra já edificada pelo Poder Judiciário em Goiás. O local foi projetado para abrigar 60 unidades judiciárias, contendo cada uma aproximadamente 240 metros quadrados. De acordo com estimativas, cerca de 1,3 mil pessoas vão trabalhar no local, que contará com uma tramitação de aproximadamente 380 mil processos. O local oferece diversos serviços aos cidadãos com demandas nas áreas Cíveis, de Fazenda Pública, Família e nos Juizados Especiais Cíveis.
4 – Complexo Euro Park
Imagem aérea do Park Lozandes: bairro cresce na oferta de serviços e moradia para a população (Foto: Victor Augusto Gomes Felipe)
Nem só de órgãos públicos vive o Park Lozandes. O bairro se tornou um dos queridinhos para moradia, atraindo uma grande parcela dos funcionários dos órgãos que abriga, e também de diversas empresas situadas nas imediações. Um dos projetos residenciais que se destaca na região é o Euro Park. Isso porque o complexo conta com um total de cinco projetos de prédios residenciais.
O Euro Park é o primeiro complexo residencial do Centro-Oeste com um parque privativo com mais de 7 mil m². O parque recebeu uma estrutura que potencializa o espaço como opção de lazer, o que inclui espelhos d’água, gazebos, quadras de esporte, pontes, um web garden e espaço de convivência. Todos esses itens serão compartilhados pelos moradores de todos os projetos que compõem o complexo.
5 – Lozandes Shopping
Localizado no Lozandes Corporate Design, o shopping conta com quase 50 lojas, além de quiosques, oferecendo variados produtos e serviços. Entre eles, uma unidade de atendimento do Vapt Vupt do Governo Estadual, assim como outros serviços na área financeira, beleza e bem-estar. Além disso, o local se tornou um ponto de lazer e happy hour, pois oferece ampla e bela praça de alimentação. Além do Shopping, o Lozandes Corporate Design conta com duas torres com salas comerciais de segmentos variados: clínicas, escritórios de advocacia, imobiliária, óticas, agências de publicidade, entre outros.
O post Goiânia: a cidade com mais de um setor central apareceu primeiro em O Hoje.