A Polícia Civil de Goiás participou, nesta quarta-feira (8), do lançamento da Força-Tarefa Integrada “Metanol”, em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. A operação reúne diferentes órgãos públicos e tem como foco coibir a adulteração de bebidas com metanol, substância altamente tóxica e reforçar a fiscalização de produtos ilegais em comércios locais.
A operação foi coordenada pela 11ª Delegacia Regional de Polícia de Formosa e contou com o apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, PROCON, Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) e Vigilância Sanitária.
Adulteração por metanol e venda ilegal de eletrônicos
Durante as inspeções, as equipes vistoriaram diversos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, seguindo um cronograma previamente estabelecido. O objetivo, segundo as autoridades, é prevenir novos casos de intoxicação e garantir a segurança dos consumidores, diante das recentes ocorrências de adulteração de bebidas registradas em diferentes estados do país.
Durante a fiscalização, dois estabelecimentos foram flagrados vendendo cigarros eletrônicos, cuja comercialização é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os produtos foram apreendidos, e os responsáveis, autuados e encaminhados para investigação por crime contra a saúde pública.
Foto: Divulgação
Se condenados, os envolvidos podem pegar até quatro anos de prisão por vender produtos proibidos no território nacional.
Leia mais: Operação fecha abatedouros e pesqueiros clandestinos em Inaciolândia