Com as eleições gerais de outubro de 2026 batendo à porta, nomes já conhecidos da política brasileira começam a articular retornos ao cenário eleitoral. Após períodos afastados, derrotas nas urnas e atuação nos bastidores, algumas figuras políticas já ensaiam pré-candidaturas em seus redutos eleitorais.
Entre os políticos que sinalizam intenção de concorrer nas eleições deste ano estão o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que já anunciou planos de disputar uma cadeira federal por Minas Gerais, e o ex-ministro da Casa Civil no governo Lula, José Dirceu, que recuperou seus direitos políticos em 2024 e também busca uma cadeira na Casa Baixa.
Em Goiás, o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, busca ser o nome da terceira cadeira petista na bancada goiana nas eleições de 2026. Delúbio deve ser candidato à Câmara dos Deputados, onde o PT goiano pretende aumentar sua representatividade, indo de duas para três cadeiras. Outro petista que pretende disputar uma vaga como deputado federal é o ex-presidente da Câmara, João Paulo Cunha.
Leia mais: Corrida pelo Governo de Goiás movimenta os grupos políticos
Ex-governadores de volta às eleições
Dois ex-governadores conhecidos da política brasileira também pretendem retornar aos cargos de Executivo estadual. O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, deixou o PDT e retornou ao PSDB na tentativa de retornar ao governo do Estado após 32 anos. No Distrito Federal, o ex-governador José Roberto Arruda (PSD) pretende disputar o governo distrital.










