Durante cerimônia de retomada das operações do Porto de Itajaí (SC) nesta quinta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou duramente as políticas econômicas e sociais do governo de Jair Bolsonaro (PL). “Economizar para quem? Para dar dinheiro aos ricos enquanto o povo fica sem?”, questionou Lula, ao lembrar o fim de ministérios como o do Trabalho, Cultura, Igualdade Racial e Direitos Humanos na gestão anterior.
Leia mais: Na gestão Mabel, repasses para assistência social tem queda de 77%
Lula defendeu o retorno de políticas públicas voltadas à inclusão e ao desenvolvimento social, e cobrou responsabilidade do setor privado. “Mesmo os empresários que não gostam de nós voltaram a acreditar. Não precisam gostar da gente, só precisam gostar do Brasil e investir, porque terão retorno”, afirmou o presidente, em discurso que também criticou a concentração de renda no país.
O petista anunciou R$ 844 milhões em investimentos no Porto de Itajaí, que voltou à gestão federal neste ano, e ressaltou que o objetivo é gerar empregos e impulsionar a economia local. A cerimônia contou com ministros do governo, mas teve a ausência do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e do prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL), ambos da oposição.