O município de Senador Canedo acendeu a luz vermelha contra a criminalidade noturna e fechou o cerco sobre as distribuidoras de bebidas. Inspirada no modelo de Goiânia, a Prefeitura iniciou nesta quinta-feira (9) a fiscalização para garantir que o atendimento presencial seja interrompido rigorosamente à meia-noite (0h).
A decisão visa drenar os pontos de aglomeração da madrugada, que se tornaram focos de crimes graves. O atendimento entre 0h e 4h59 está permitido apenas via delivery, forçando as distribuidoras a manterem as portas fechadas.
UM FREIO NA CRIMINALIDADE
A Lei nº 2.975/2025, sancionada pelo prefeito Sandro Mabel (UB), é uma medida preventiva. O principal objetivo é reduzir os índices de violência urbana, já que a proximidade desses estabelecimentos durante a madrugada está ligada a crimes como tráfico de drogas, roubos e assassinatos.
O comandante do 27º Batalhão da Polícia Militar (PMGO), coronel Virgílio, reforçou a estratégia:
“A regulamentação do funcionamento das distribuidoras é uma medida preventiva, que contribui diretamente para reduzir ocorrências e tornar o ambiente urbano mais seguro,” afirmou o coronel Virgílio.
Foto: (distribuidora/ Reprodução)
FISCALIZAÇÃO INTEGRADA
A ação de fiscalização está sendo conduzida por uma força-tarefa que envolve a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SESP), a Polícia Militar (PMGO), a Polícia Civil (PCGO) e a Guarda Civil Municipal (GCM).
Nesta fase inicial, que se estende até novembro, o foco é educativo: estabelecimentos que descumprirem o horário serão orientados e obrigados a fechar as portas imediatamente. O modelo é baseado em dados de Goiânia, onde estatísticas mostraram que mais de 40% dos homicídios no início de 2024 ocorreram nas imediações de distribuidoras.
Leia Mais: Aneel multa equatorial Goiás em R$ 15 milhões por compartilhamento indevido de dados