Um dia após a condenação do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado Maurício Marcon (Podemos-RS) defendeu publicamente a retirada de Hugo Motta (Republicanos-PB) da presidência da Câmara dos Deputados.
A manifestação ocorreu nas redes sociais. Em publicação no X, Marcon escreveu que já passou da hora de retirar Motta do cargo. A declaração foi feita ao compartilhar uma notícia de que o atual presidente da Câmara cumpria a decisão do STF sobre a perda do mandato de Ramagem, condenado a 16 anos de prisão e à cassação parlamentar.
O julgamento de Ramagem, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, também envolveu outros sete réus, incluindo o próprio ex-chefe do Executivo. A decisão da Corte abriu uma nova frente de pressão sobre Motta, que agora terá de lidar com a tramitação interna da perda de mandato.
Parlamentares do Centrão avaliam que a situação de Ramagem guarda semelhança com o caso da deputada Carla Zambelli (PL-SP). Por esse entendimento, caberia ao plenário da Câmara decidir sobre a cassação, e não apenas ao presidente da Casa. O impasse deve mobilizar as próximas sessões do Legislativo, em meio à tensão política intensificada após o julgamento.
O post Deputado pede retirada de Hugo Motta da presidência da Câmara apareceu primeiro em O Hoje.