Bruno Goulart
O calendário religioso em Goiás se transformou neste fim de semana num cenário de pré-campanha declarada. Enquanto romeiros percorriam quilômetros em devoção, os dois principais pré-candidatos ao Governo do Estado, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) e o senador Wilder Morais (PL), protagonizaram uma maratona de agendas públicas, do Norte de Goiás à Região Metropolitana de Goiânia, que evidenciam como a disputa pelo Palácio das Esmeraldas já começou, mais de um ano antes do abertura oficial da campanha.
Romaria de Guarinos
Em Guarinos, no Norte goiano, a Romaria de Nossa Senhora da Penha chegou aos 275 anos de história (mais antiga que a de Trindade, que completa 185 anos) e atraiu multidões em um dos eventos mais tradicionais da fé católica em Goiás. Foi ali, no sábado (5), que Daniel Vilela chegou cedo e publicou nas redes sociais registros do momento ao lado de fiéis e destacou a pavimentação da rodovia que liga o município ao restante do Estado — obra iniciada na gestão de seu pai, Maguito Vilela, e concluída pelo governador Ronaldo Caiado (UB). “Uma conquista que garante mais segurança e dignidade para quem vive aqui e para todos os romeiros”, ressaltou Daniel, em tom de continuidade e gratidão.
Leia mais: Brics aprovou aplicação de US$ 6,3 bilhões em projetos no Brasil
Pouco depois, Wilder Morais desembarcou no mesmo local e não economizou no discurso emocionado. “Sou homem de fé, filho da roça e sei o quanto momentos como esse fortalecem nossa esperança”, declarou. Assim, ainda que adversários, ambos dividiram espaço no altar e conversaram com autoridades e moradores.
Festa de Trindade
No dia seguinte, domingo (6), repetiram a cena em Trindade, durante a missa solene da Festa do Divino Pai Eterno, a maior manifestação religiosa do Estado e segunda maior do País, atrás apenas da Festa da Padroeira do Brasil, em Aparecida (SP). O evento reuniu milhares de romeiros e contou com a presença de políticos da base e da oposição. O cardeal Dom Jaime Splenger, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, celebrou a missa e resumiu o clima de esperança: “São tantas as realidades e situações que anseiam por peregrinos de esperança”.
Gestos corteses
Ali, o simbolismo foi ainda mais marcante. Daniel e Wilder estavam lado a lado, sentados próximos ao governador Ronaldo Caiado (UB), que chegou de Portugal a tempo de participar do encerramento da festa. Durante o tradicional cumprimento da paz, trocaram abraços cordiais, acompanhados de tapinhas nas costas do governador, gesto típico de Caiado. Embora disputem o mesmo cargo e representem projetos distintos, ao menos na liturgia do evento, prevaleceu a civilidade.
Daniel x Wilder
Enquanto Daniel projeta uma candidatura de perfil mais centrista e de continuidade ao governo Caiado, Wilder aposta numa identidade conservadora e no eleitorado bolsonarista. Mas, no jogo político, tudo pode mudar. Caiado afirmou que tenta costurar apoio do PL para candidatura de Vilela em 2026, mas ainda aguarda um retorno do partido de Bolsonaro.
Segundo o especialista em marketing político Luiz Carlos Fernandes, a presença em romarias é calculada. “Embora os evangélicos tenham crescido proporcionalmente no Brasil, eles ainda não são maioria. Como mostram os dados do Censo 2022, 56,7% da população se declara católica. Por isso, nenhum pré-candidato vai desprezar a visibilidade de um evento como o de Trindade”, explica.
O próprio comportamento dos dois pré-candidatos revela que a fé e a política caminham juntas na disputa por corações e votos. Nas redes sociais, Daniel e Wilder publicaram imagens com legendas que ressaltam devoção, gratidão e compromisso com as tradições religiosas goianas. A mensagem, cuidadosamente editada, é clara: associar a imagem pessoal a valores que ainda mobilizam grande parte do eleitorado.
Além da fé
O simbolismo não se restringe à fé. Festas religiosas também oferecem a oportunidade de aproximação com prefeitos, deputados e líderes comunitários de várias regiões do Estado. E, nesse quesito, a agenda do fim de semana foi um desfile de gestos de apoio e fotos estratégicas.
O senador Vanderlan Cardoso (PSD), a primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (UB), prefeitos, como Marden Júnior (Trindade) e Sandro Mabel (Goiânia), os deputados estaduais Virmondes Cruvinel (UB) e Cristiano Galindo (Solidariedade), além de líderes da Igreja Católica marcaram presença no santuário de Trindade.
Concretização do que já estava previsto
Para observadores atentos, a movimentação apenas concretiza o que já se previa nos bastidores: a corrida pelo Palácio das Esmeraldas entrou definitivamente em contagem regressiva. Com Ronaldo Caiado cotado para disputar a Presidência da República e, portanto, se desincompatibilizar do cargo, o espaço de protagonismo se abre com força. “Vamos aguardar o que o Divino Pai Eterno nos reserva”, disse Daniel Vilela, quando questionado sobre assumir o governo no próximo ano. A frase, embora diplomática, carrega um subtexto de expectativa e cálculo político.
O post Daniel e Wilder participam de romarias em movimento de pré-campanha apareceu primeiro em O Hoje.