O Centro-Oeste conquistou neste domingo (27) o acesso inédito à elite do futebol goiano. A classificação foi confirmada mesmo sem o time de Nerópolis entrar em campo. No sábado (26), a equipe havia vencido o Trindade por 2 a 1, no Estádio Jaime Guerra, e passou a depender de um tropeço do Rio Verde para garantir o acesso com uma rodada de antecedência. Dessa forma, a combinação de resultados veio exatamente como precisava o time comandado por Luan Carlos.
Precisando vencer para seguir com chances de classificação, o Rio Verde saiu na frente do Morrinhos com um gol de Lucas Vitor, aos 20 minutos do primeiro tempo. No entanto, cinco minutos depois, Erik Bahia empatou para o time visitante em cobrança de pênalti. Mesmo com o apoio da torcida no Estádio Mozart Veloso do Carmo, o Verdão do Sudoeste não conseguiu virar o placar e deu adeus à briga pelo acesso.
Leia também: Anapolina vence o Tupy e está de volta à elite do Goianão após cinco anos
Foto: Divulgação / Centro-Oeste
Com isso, a 13ª e penúltima rodada da Divisão de Acesso terminou com a Anapolina na liderança, com 27 pontos, e o Centro-Oeste em segundo, com 24. Ambos, já com o acesso garantido, se enfrentam na última rodada, no Jonas Duarte, na disputa pelo título. O Rio Verde aparece em terceiro, com 21 pontos. Mesmo que vença o Iporá no Ferreirão e iguale os 24 pontos da equipe de Nerópolis, perderia no critério de vitórias (sete contra cinco).
Ascensão à elite
Fundado em 2009, o Centro-Oeste só estreou no futebol profissional em 2022, na Terceira Divisão, quando foi vice-campeão após perder a final nos pênaltis para o Santa Helena, mas garantiu o acesso à Segundona. Desde então, a equipe lutava por um lugar na elite e, numa rápida ascensão, vai representar Nerópolis pela primeira vez no Goianão em 2026.
O post Com tropeço do Rio Verde, Centro-Oeste conquista acesso inédito à 1ª Divisão do Goianão apareceu primeiro em O Hoje.