O presidente da França, Emmanuel Macron, e a primeira-dama, Brigitte Macron, decidiram recorrer à Justiça nos Estados Unidos para defender sua imagem. O casal anunciou que apresentará fotos e laudos científicos a um tribunal americano para comprovar que Brigitte é mulher.
Essa documentação faz parte do processo por difamação movido contra a influenciadora de extrema-direita norte-americana Candace Owens, que repetiu publicamente a falsa alegação de que Brigitte Macron teria nascido homem.
A defesa dos Macron informou que pretende apresentar testemunhos de especialistas e provas científicas, além de imagens de Brigitte grávida e criando os filhos. Tom Clare, advogado do casal Macron, classificou como “profundamente perturbador” que alguém precise se submeter a esse tipo de exposição, mas afirmou que a primeira-dama está disposta a fazê-lo para encerrar o caso. “Ela está 100% pronta para encarar esse fardo”, declarou.
Candace Owens, ex-comentarista do jornal conservador Daily Wire e com milhões de seguidores nas redes sociais, pediu que a ação fosse rejeitada. Ela já havia afirmado, em março de 2024, que apostaria “toda sua reputação profissional” na alegação de que Brigitte seria um homem. A teoria conspiratória surgiu anos antes em espaços marginais da internet, após um vídeo de blogueiras francesas, e desde então tem sido repetida por Owens.
Os Macron já haviam processado as francesas Amandine Roy e Natacha Rey por difamação em 2024, obtendo vitória inicial. No entanto, a decisão foi anulada em 2025, sob o argumento de liberdade de expressão, e o casal recorreu. Em julho do mesmo ano, eles abriram a ação contra Owens nos Estados Unidos. Para vencer, precisarão comprovar que a influenciadora agiu com “malícia real” ou seja, divulgou informações falsas de forma consciente ou com desprezo pela verdade.
Ao explicar sua decisão à revista Paris Match, em agosto de 2025, Emmanuel Macron afirmou que não se trata apenas de um processo jurídico, mas de defender sua honra e combater uma campanha de desinformação. “Isso é um absurdo. Alguém que sabia que tinha informações falsas agiu para causar dano a serviço de uma ideologia”, disse o presidente francês.
Leia mais: Apenas 23,7% das mulheres fazem mamografia no Brasil
O post Casal Macron apresentará evidências científicas nos EUA para provar que Brigitte é mulher após acusações apareceu primeiro em O Hoje.