As Casas Legislativas emplacaram, em sessões históricas, nesta quarta-feira (25), derrota contra governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com ampla maioria dos votos, contando com o apoio dos parlamentares da base e da oposição, Câmara e Senado sustam medida que aumenta o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Segundo a Oposição, a proposta relatada pelo deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) foi a resposta direta ao arrocho fiscal que vem sendo imposto à população brasileira, sobretudo aos empreendedores, trabalhadores e consumidores que já não suportam mais o peso da máquina pública mantida às custas de impostos cada vez mais altos.
Leia mais: Governo, Congresso e prefeituras discutem controle do orçamento no STF
Após a vitória em plenário, o líder da Oposição, deputado Luciano Zucco (PL-RS), foi enfático: “Essa vitória é do povo brasileiro, que disse basta ao confisco disfarçado promovido pelo governo do PT. Lula teve a chance de recuar, de suspender esse decreto vergonhoso, mas preferiu afrontar o Congresso e, acima de tudo, afrontar o povo. Hoje, o Parlamento respondeu à altura. Essa não é apenas uma vitória da oposição — é um recado claro de que o Brasil não aceitará mais ser saqueado para bancar os abusos de um governo que só sabe aumentar impostos e inflar a máquina pública. O tempo da submissão acabou”, disse.
As votações marcaram um divisor de águas na relação entre Legislativo e Executivo. A Oposição, que já vinha denunciando o aumento desenfreado da carga tributária — com mais de 25 novos tributos ou majorações desde janeiro de 2023 — agora conquista um feito simbólico e concreto: a reversão de um decreto impopular, que penalizava justamente quem mais gera emprego e renda no país.
A mobilização pela derrubada do aumento do IOF foi liderada pela Oposição desde o primeiro momento, reunindo parlamentares de diferentes bancadas inconformados com a política tributária agressiva adotada pelo governo federal. A expectativa da oposição é de que essa seja apenas a primeira de uma série de reações firmes e coordenadas contra a escalada de tributos promovida pelo Planalto. A proposta seguiu para Senado e o entendimento foi mantido.
O post Câmara e Senado se unem e emplacam derrota histórica contra governo Lula apareceu primeiro em O Hoje.