A Seleção Brasileira sofreu uma derrota inédita nesta terça-feira (14), ao perder por 3 a 2 para o Japão, de virada, no Ajinomoto Stadium, em Tóquio. Apesar de abrir 2 a 0 no primeiro tempo, o Brasil não conseguiu segurar a vantagem e acabou sofrendo a primeira derrota para os japoneses na história.
Os gols brasileiros foram marcados por Paulo Henrique e Gabriel Martinelli, enquanto Minamino, Fabrício Bruno (contra) e Ueda garantiram o triunfo da equipe asiática. O resultado representou o segundo revés da Seleção sob o comando de Carlo Ancelotti, que agora acumula três vitórias, um empate e duas derrotas, com 55,5% de aproveitamento desde que assumiu o cargo em junho.
Brasil começa melhor, mas não sustenta o placar
O técnico Ancelotti promoveu algumas mudanças em relação ao time que havia goleado a Coreia do Sul na última sexta-feira (10). O Brasil entrou em campo com Hugo Souza, Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Beraldo e Carlos Augusto; Casemiro e Bruno Guimarães no meio-campo; além de Luiz Henrique, Lucas Paquetá, Vinícius Júnior e Gabriel Martinelli no ataque.
Nos minutos iniciais, o Japão tentou pressionar a saída de bola da equipe brasileira, mas foi o Brasil quem abriu o placar. Aos 26 minutos, após boa troca de passes entre Paquetá, Bruno Guimarães e Paulo Henrique, o lateral-direito do Vasco recebeu em profundidade e finalizou com categoria para fazer 1 a 0.
Pouco depois, aos 32 minutos, veio o segundo gol. Paquetá levantou a bola por cima da zaga japonesa, e Martinelli, livre, finalizou cruzado, ampliando a vantagem. Com o 2 a 0 no marcador, a Seleção controlava o jogo e parecia encaminhar mais uma vitória tranquila.
Japão comemorando virada sobre o Brasil • Toru Hanai/Getty Images
Falhas defensivas marcam a virada japonesa
O cenário mudou completamente na segunda etapa. Aos sete minutos, Fabrício Bruno perdeu o equilíbrio na grande área e entregou a bola para Minamino, que aproveitou a falha para descontar. Pouco depois, o zagueiro voltou a ser decisivo de forma negativa: ao tentar cortar um chute de Nakamura, desviou contra o próprio gol, deixando tudo igual.
A virada veio aos 26 minutos, em nova falha defensiva. Após cobrança de escanteio, Ueda subiu mais alto que a marcação e cabeceou para o gol. O goleiro Hugo Souza, do Corinthians, ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o terceiro gol japonês.
Goiás anuncia a contratação de Fábio Carille
Atlético-GO vive noite desastrosa contra o Volta Redonda e acende alerta antes de clássico
Fique por dentro das principais notícias no Canal do Jornal O Hoje no Whatsapp
Com o resultado, o Brasil registrou a primeira vez sob o comando de Ancelotti em que sofreu três gols em uma mesma partida. A derrota também mantém a Seleção sem alcançar 100% de aproveitamento em uma Data Fifa desde outubro de 2024, quando venceu Chile e Peru pelas Eliminatórias, ainda com Dorival Júnior no comando.
Próximos compromissos
A Seleção Brasileira voltará a campo em novembro, quando disputará dois amistosos contra seleções africanas, na Europa. Os adversários ainda serão anunciados pela CBF. Esses confrontos encerrarão o calendário da equipe nacional em 2025, ano de transição e ajustes sob o novo comando técnico.