• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
News GYN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Aterro goiano é citado entre os mais perigosos do país por associação nacional

Administrador Por Administrador
9 de julho de 2025
Em Cidades
0
aterro-goiano-e-citado-entre-os-mais-perigosos-do-pais-por-associacao-nacional

Aterro goiano é citado entre os mais perigosos do país por associação nacional

0
AÇÕES
9
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

O Aterro Sanitário de Goiânia foi apontado como um dos três mais críticos do país pela Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (Abrema). Em nota técnica divulgada nos últimos dias, a entidade afirma que os aterros de Goiânia, Manaus e Teresina “estão na iminência de vivenciar desastres ambientais similares ao ocorrido em Goiás”, em referência ao colapso do lixão de Padre Bernardo.

De acordo com a Abrema, a situação nas três capitais foi classificada como “estado de alerta máximo”. A entidade afirma que as estruturas apresentam sinais claros de instabilidade e, se não houver uma intervenção imediata, “as consequências poderão ser catastróficas para o meio ambiente e para a saúde pública”. Os problemas incluem falhas estruturais, operação irregular e proximidade com áreas urbanas.

Leia mais: Mabel defende funcionamento de aterro mesmo após alerta de risco ambiental e contaminação

No caso de Goiânia, a associação menciona a ausência de sistemas adequados de controle de gases e chorume, sobrecarga no volume diário de resíduos e fragilidade nos taludes. A Abrema afirma que “a falta de manutenção adequada e a negligência na gestão desses aterros sanitários têm contribuído para o agravamento da situação”.

A entidade cita ainda o risco de explosões e deslizamentos em locais onde não há controle de biogás. Segundo a nota técnica, “a ausência de sistemas eficazes de drenagem e contenção de chorume aumenta o risco de contaminação do solo e dos lençóis freáticos”.

A Abrema também aponta a necessidade urgente de modernização nos processos de tratamento e disposição dos resíduos. “É essencial que os gestores públicos adotem soluções sustentáveis e inovadoras para o gerenciamento de resíduos sólidos, evitando assim tragédias anunciadas”, diz a associação.

A tragédia de Padre Bernardo, ocorrida no mês passado, é citada como um exemplo do que pode ocorrer em outras cidades. No caso, uma estrutura de resíduos sólidos desmoronou, causando a liberação de toneladas de lixo e chorume, o que provocou forte impacto ambiental e mobilização emergencial das autoridades estaduais.

Em resposta indireta, a Semad reforçou que “cabe ao município resolver isso” e reiterou que segue acompanhando a situação do Aterro Sanitário de Goiânia. A pasta informou que mantém as fiscalizações por meio do programa Lixão Zero.

O post Aterro goiano é citado entre os mais perigosos do país por associação nacional apareceu primeiro em O Hoje.

Postagem Anterior

“Acredito que o Wilder não vai recuar. Momento é muito propício”, diz prefeito de Posse

Próxima Postagem

Resumo do capítulo de Força De Mulher (09/07)

Próxima Postagem
resumo-do-capitulo-de-forca-de-mulher-(09/07)

Resumo do capítulo de Força De Mulher (09/07)

News GYN

© 2026 News GYN - Todos os direitos reservados.

Menu

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Redes Sociais

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2026 News GYN - Todos os direitos reservados.