O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reafirmou nesta segunda-feira (18) que disputará a reeleição ao governo paulista em 2026. A declaração ocorreu em um evento organizado por um fundo de investimentos, realizado em um hotel da zona sul da capital.
O posicionamento surge após Tarcísio ter sido tratado como possível candidato à Presidência em encontro com banqueiros no último sábado (16). Também acontece em meio às críticas feitas pelo vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), que chamou governadores da centro-direita de “ratos e oportunistas”. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também endossou a fala, em mensagens publicadas dos Estados Unidos.
Durante sua palestra, Tarcísio defendeu a construção de um projeto unificado para a centro-direita. Segundo ele, o país precisa de uma agenda comum que vá além da discussão sobre nomes. “Mais importante do que pensar em uma candidatura de centro-direita é pensar num projeto de país. Qual é a agenda para o Brasil? Quais são os problemas que temos de resolver?”, afirmou.
O governador destacou que seu foco está no trabalho em São Paulo. Ele disse acreditar que a entrega de resultados no estado pode fortalecer a consolidação de um projeto nacional alternativo às políticas do PT. “Se eu fizer um bom trabalho aqui, a gente vai ajudar esse campo político. Meu objetivo agora é ajudar quem vai ser candidato e tentar contribuir com um projeto de Brasil”, declarou a jornalistas.
Tarcísio optou por não responder diretamente aos ataques da família Bolsonaro. Ele afirmou que seu compromisso é com a gestão estadual e com a articulação de propostas que possam unir lideranças da centro-direita.
O episódio ocorre no mesmo momento em que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou sua pré-candidatura à Presidência. Questionado sobre as críticas dos Bolsonaro, Zema minimizou a situação. “Nós da direita temos as mesmas propostas. Até marido e mulher discordam, né? O que dizer de partidos diferentes?”, disse.
Com a movimentação de nomes e as críticas internas, o campo da centro-direita busca agora definir estratégias para as eleições presidenciais de 2026, enquanto Tarcísio reforça que seu nome estará na disputa pelo governo paulista.
O post Após ataques da família Bolsonaro, Tarcísio reafirma que disputará a reeleição ao governo de SP apareceu primeiro em O Hoje.