O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) anunciou nesta segunda-feira (14) que vai se reunir com representantes da indústria nacional e do agronegócio para discutir a resposta do Brasil à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Assim, os encontros, que ocorrerão nesta terça-feira (15), marcam o início dos trabalhos do comitê interministerial criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No primeiro momento, às 10h, haverá reunião com setores industriais como aviação, aço, alumínio, celulose e máquinas. Já no período da tarde, às 14h, será a vez dos produtores de suco de laranja, carnes, frutas, mel, couro e pescado apresentarem suas demandas.
Leia mais: O tiro dos Bolsonaro pode ter saído pela culatra. Só não se sabe até quando
A lista completa de participantes, por sua vez, será divulgada pelo governo federal nos próximos dias. Segundo Alckmin, ouvir os setores privados é essencial antes de qualquer decisão oficial.
Por fim, o grupo, que contará com participação dos ministérios do Desenvolvimento, Fazenda, Casa Civil, Itamaraty e Relações Institucionais, também vai debater estratégias caso não haja acordo com os EUA.
Entre as possibilidades, estão a negociação diplomática para evitar a tarifa, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto, e a busca por novos mercados para as exportações brasileiras.
O post Alckmin reúne indústria e agronegócio para definir reação à tarifa dos EUA apareceu primeiro em O Hoje.