A frota da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) em Aparecida de Goiânia ganhou um importante reforço nesta quarta-feira (16), com a entrega de 74 novos ônibus que passam a integrar o sistema. A solenidade de apresentação dos veículos ocorreu na manhã desta quarta-feira (16).
Com investimento total de R$ 62 milhões, os novos ônibus devem começar a circular ainda neste mês de abril. Os veículos serão distribuídos entre todas as regiões de Aparecida de Goiânia, além de atender também outros municípios da Região Metropolitana.
Do total entregue, 60 ônibus pertencem à empresa Rápido Araguaia e 14 foram adquiridos pela cooperativa Cootego. A renovação da frota busca oferecer mais conforto, eficiência e segurança aos usuários do transporte público, alinhando-se às metas de modernização e melhoria da mobilidade urbana.
Os ônibus possuem ar-condicionado, câmeras de segurança com reconhecimento facial, tomadas USB, bloqueadores de portas, piso antiderrapante e motorização Euro 6 – que reduz em até 80% a emissão de poluentes, em relação à frota anterior.
Os novos veículos possuem chassi Mercedes-Benz, do modelo OF 1721 L, e carroceria da marca Marcopolo modelo Torino, que atendem às normas mais rígidas Euro 6 – um conjunto de regras mundiais que estabelece limites para a emissão de poluentes. Com essa tecnologia, os novos ônibus emitem no meio ambiente até 80% menos óxidos de nitrogênio (NOx), se comparado com o modelo padrão, e 66% menos material particulado, visando a eficiência e melhoria do transporte público.
“São 74 novos ônibus que trazem mais conforto e dignidade para os trabalhadores. Por isso, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pela Prefeitura de Aparecida, estamos honrando com o pagamento do subsídio do transporte. É uma conquista importante para Aparecida, em parceria com o governador Ronaldo Caiado e o vice-governador Daniel Vilela”, pontuou Leandro Vilela.
O vice-governador Daniel Vilela reforçou que a meta é renovar totalmente e ampliar a frota até 2026. “Já entregamos aproximadamente 500 veículos e vamos chegar a 1.500. É um projeto de transformação completa do transporte metropolitano. Essa melhoria só é possível graças à divisão do subsídio entre o Estado e as prefeituras. E aqui em Aparecida, desde que o Leandro assumiu, os repasses têm sido feitos corretamente”, pontuou.
Para Adriano Rocha Lima, os novos ônibus são apenas uma parte de um projeto maior, que inclui a reestruturação completa da mobilidade urbana. “Não se trata apenas da troca de veículos. A Nova RMTC é uma transformação estrutural que inclui a reforma de todos os terminais, estações e cerca de 7 mil pontos de ônibus da Região Metropolitana. Vamos sair de uma frota de 1.200 para 1.500 ônibus, todos novos, com ar-condicionado, wi-fi, câmeras e conforto. Estamos construindo um padrão que já é referência no Brasil e será no mundo.”
Os novos ônibus que estão sendo entregues serão operados pelas concessionárias Rápido Araguaia e Cooperativa de Transporte do Estado de Goiás (Cootego). O diretor-executivo da Rápido Araguaia, Roberto Rabelo, destacou que “estes novos veículos estão totalmente conectados com o tema mobilidade mais sustentável na RMTC, proporcionando aos usuários mais conforto e qualidade”. A última grande renovação da frota da Região Metropolitana de Goiânia foi realizada em 2008.