A pesquisa do Instituto Datafolha divulgada no último domingo (3) aponta que 61% dos brasileiros afirmam que não votariam de jeito nenhum num candidato que prometesse libertar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros envolvidos na tentativa de golpe de Estado do dia 8 de janeiro de 2023.
O levantamento ainda mostra que apenas 19% do eleitorado diz que votaria com certeza em alguém com a proposta de anistiar Bolsonaro e companhia. Outros 14% responderam que talvez votassem e 6% não soube responder.
Vale ressaltar que presidenciáveis à direita, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), já assumiram publicamente o compromisso de anistiar Bolsonaro, caso sejam eleitos.
Leia mais: Com recesso da Câmara estendido, Paço segue sem fiscalização
O estudo foi divulgado em meio a ação penal contra Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), onde o ex-presidente é réu por tentativa de golpe de Estado; organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima; e deterioração de patrimônio tombado.
A pesquisa do Instituto Datafolha entrevistou 2.004 pessoas de 16 anos ou mais, entre os dias 29 e 30 de julho, em 130 cidades. A margem de erro do estudo é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O post 61% rejeitam candidatos que prometem anistiar Bolsonaro apareceu primeiro em O Hoje.