Aparecida de Goiânia registrou a criação de 3.408 novas vagas de emprego formais nos primeiros oito meses de 2025, de janeiro a agosto. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Segundo o Caged, a cidade conseguiu gerar novas vagas em todos os meses do ano até agosto. Este resultado coloca o município “no azul” no fator geração de empregos, em sintonia com as ações de estímulo à empregabilidade promovidas pela gestão do prefeito Vilela. Atualmente, 126.272 pessoas compõem o mercado formal de trabalho em Aparecida.
O resultado positivo marca uma recuperação significativa após o município ter fechado 1,2 mil vagas de trabalho com carteira assinada em dezembro de 2024.
Administração Busca Superar Meta de 2024
Nestes oito primeiros meses de 2025, Aparecida já gerou 71% das vagas criadas em 2024. A meta estabelecida pela administração municipal é ultrapassar os 4.744 novos postos de trabalho abertos no ano passado.
A secretária do Trabalho, Wilma Almeida, argumenta que o município tem plenas condições de superar essa marca neste ano. Ela atribui o desenvolvimento do setor produtivo local e o consequente aumento das contratações a diversas iniciativas, incluindo:
A digitalização de processos na Prefeitura.
A desburocratização na concessão de licenças e alvarás.
A agilidade na entrega de serviços públicos solicitados pelas empresas.
A Prefeitura de Aparecida, através da Secretaria do Trabalho, executa diversas iniciativas ao longo do ano para fomentar o emprego. Estas incluem feirões de emprego, processos seletivos realizados em parceria com empresas da cidade e com a secretaria da Retomada do Governo de Goiás, e encaminhamento para entrevistas de trabalho através do SIME e nas edições do Mutirão de Aparecida.
O prefeito Vilela comentou os resultados e as ações da gestão, afirmando o esforço diário para conectar o trabalhador às empresas. “Trabalho é dignidade, qualidade de vida, autonomia, sustento para a família e semente para realizações futuras”, enfatiza Vilela.
A Secretária Wilma Almeida reforça o propósito da pasta: “Nós estamos imbuídos desse propósito, que é divulgar as vagas, ligar os candidatos às empresas, qualificá-los e oferecer todas as condições para que ele seja contratado, se recolocando no mercado de trabalho”.
Leia também: Goiânia inicia revitalização de praças com ações de paisagismo e reparos urbanos