O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou como “fraca” a resposta do Irã aos ataques da Força Aérea americana contra instalações nucleares no país persa. O Irã disparou 14 mísseis contra uma base americana no Catar na manhã desta segunda-feira (23), mas, segundo Trump, 13 foram interceptados e o único que passou seguia para uma área sem risco. “Combatemos com muita eficácia”, escreveu ele na Truth Social.
Trump destacou que não houve feridos nem entre americanos, nem entre cidadãos do Catar, e agradeceu ao Irã por avisar com antecedência sobre o ataque, o que teria possibilitado a ausência de vítimas. “Talvez o Irã possa agora prosseguir para a Paz e a Harmonia na Região, e eu encorajarei Israel com entusiasmo a fazer o mesmo”, declarou.
Leia mais: Irã ameaça fechar Estreito de Ormuz em retaliação aos ataques dos EUA
Fontes da CNN confirmaram que autoridades iranianas informaram previamente o governo do Catar sobre a ofensiva, com o objetivo de evitar baixas. Apesar da fala conciliadora de Trump, o presidente do Irã classificou o ataque como “destrutivo”, enquanto o líder americano elogiou o emir do Catar pelos esforços diplomáticos e disse que é “hora de paz”.
O post Trump minimiza ataque iraniano e fala em “hora de paz” após retaliação no Catar apareceu primeiro em O Hoje.