O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) a imposição de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil. A medida entra em vigor a partir de 1º de agosto de 2025 e representa a maior taxação da nova leva de tarifas divulgadas pelo republicano nesta semana.
A informação foi divulgada por meio de uma carta pública endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), compartilhada por Trump em sua rede social, a Truth Social. No documento, o norte-americano atribui a decisão à “postura injusta” do Brasil, com críticas diretas à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Conheci e tive contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei profundamente, assim como a maioria dos outros líderes mundiais. A maneira como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro […] é uma desgraça internacional”, escreveu Trump. “Este julgamento não deveria estar acontecendo. Trata-se de uma caça às bruxas que deve acabar imediatamente”, completou.
O republicano também acusou o Brasil de agir contra os princípios democráticos dos EUA, citando supostas ordens de censura do STF a plataformas de mídias sociais norte-americanas.
“A partir de 1º de agosto de 2025, os EUA imporão ao Brasil uma tarifa de 50% sobre qualquer envio de produtos brasileiros, além das tarifas setoriais existentes”, declarou.
Segundo Trump a nova taxação é uma forma de “retificar as graves injustiças do atual regime”
Segundo Trump, a nova taxação é uma forma de “retificar as graves injustiças do atual regime” e responde a um desequilíbrio na relação comercial com o Brasil, marcado por barreiras tarifárias e não-tarifárias impostas pelo governo brasileiro. “A alíquota de 50% é muito menor do que o necessário para termos condições de concorrência equitativas”, afirmou.
Em tom de advertência, Trump disse ainda que, caso o Brasil opte por retaliar com aumento de tarifas, os Estados Unidos responderão elevando suas próprias alíquotas na mesma proporção. Como alternativa, ele sugeriu que empresas brasileiras levem sua produção para o território norte-americano.
Por fim, o presidente dos EUA anunciou que instruirá o representante comercial Jamieson Greer a iniciar uma investigação contra o Brasil com base na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA, instrumento legal que permite retaliações unilaterais a países considerados desleais nas relações comerciais.
Leia mais:Bolsonaro, mesmo inelegível, continua sendo o farol da direita
O post Trump impõe tarifa de 50% a produtos do Brasil e critica STF em carta a Lula apareceu primeiro em O Hoje.