O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi anunciado como presidenciável brasileiro durante o Fórum de Lisboa, evento apelidado de “Gilmarpalooza” por reunir autoridades do Judiciário, Legislativo e Executivo com organização do ministro do STF Gilmar Mendes. Ao dividir uma mesa com o almirante português Henrique Gouveia e Melo, candidato à presidência de Portugal, Tarcísio foi apresentado pelo ex-ministro Raul Jungmann como “um dos presidenciáveis de cada país”, arrancando aplausos da plateia.
Embora afirme que sua prioridade seja a reeleição ao Governo de São Paulo em 2026, o governador é apontado nos bastidores por partidos de centro, centro-direita e direita como possível nome à presidência, sobretudo após a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) até 2030. Nos corredores do evento, foi o participante mais assediado por políticos, advogados e público, que disputavam fotos e conversas rápidas.
Leia mais: Governo pressiona base, ignora TCM, MPC e aprova calamidade
Durante os painéis, Tarcísio falou sobre o avanço do crime organizado e defendeu o reforço das fronteiras como medida essencial de enfrentamento. Segundo o governador de São Paulo, o tráfico de drogas é o principal fator por trás de homicídios no Brasil e ameaça a presença do Estado em comunidades vulneráveis.
Na área econômica, minimizou preocupações com o risco fiscal e disse que o País “sabe exatamente o caminho” para resolver o problema. Entre as soluções, citou o aumento do fluxo de capital estrangeiro, redução da inflação e da taxa de juros, medidas que, em sua visão, podem fortalecer o Brasil frente a ameaças como o crime organizado na América do Sul.
O post Tarcísio é anunciado como presidenciável durante fórum em Lisboa apareceu primeiro em O Hoje.