O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), voltou a afirmar na última segunda-feira (18) que sua prioridade é disputar a reeleição no Estado, mas destacou que pretende ajudar a construir um projeto nacional da centro-direita para as eleições presidenciais de 2026. A declaração ocorreu em um evento com investidores, na zona sul da capital paulista, e foi reforçada à noite, em discurso para evangélicos em Barueri (SP).
Nos últimos dias, Tarcísio foi tratado como presidenciável em encontros com empresários do setor financeiro e agropecuário. No entanto, evitou responder às críticas da família Bolsonaro, que o acusa, assim como outros governadores da centro-direita, de não defender com vigor o ex-presidente diante do processo em andamento no Supremo Tribunal Federal. Apesar das pressões, o paulista reforçou que sua contribuição será entregar resultados no Estado e, assim, fortalecer o campo político que integrará a disputa nacional.
Leia mais: Tarcísio frente a uma possível aproximação de seu partido com Lula
A ofensiva de Carlos e Eduardo Bolsonaro contra governadores coincidiu com a oficialização da pré-candidatura presidencial do governador mineiro Romeu Zema (Novo), em São Paulo. O mineiro, por sua vez, minimizou o atrito e defendeu que a direita mantenha a unidade. “Até marido e mulher discordam. O que dizer de partidos diferentes?”, declarou Zema.
Além da pauta econômica, Tarcísio tem investido em agendas de forte apelo simbólico. Em Barueri, discursou por mais de duas horas para fiéis da Igreja Batista da Lagoinha, quando misturou relatos pessoais, passagens bíblicas e promessas de entregas para 2026, como trechos do Rodoanel, linhas do metrô, o trem intercidades e hospitais. Também exaltou seu secretário de Segurança, Guilherme Derrite, cotado para disputar o Senado. O governador fez questão de frisar que não cederá a pressões para trocas no secretariado: “O dia em que eu der a cabeça de um secretário a pedido da imprensa, acabou a minha liderança”. (Especial para O HOJE)
O post Tarcísio afirma que disputará reeleição em São Paulo apareceu primeiro em O Hoje.