newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Login
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados

STF decide não demonstrar o apoio que Moraes esperava

Administrador Por Administrador
4 de agosto de 2025
Em Política
A A
stf-decide-nao-demonstrar-o-apoio-que-moraes-esperava

STF decide não demonstrar o apoio que Moraes esperava

Não tem sido dias fáceis para a suprema corte brasileira. Momentos de instabilidade interna, fortes críticas do governo estadunidense e tentativas de afastamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são só alguns dos pontos que compõem a difícil conjuntura em que o Supremo Tribunal Federal (STF) se encontra, especificamente, na figura do ministro Alexandre de Moraes. A começar pelo receio dos próprios ministros em declararem publicamente apoio a Moraes, o que fez com que ele tivesse, em um certo momento, que pedir a colaboração dos colegas para assinarem uma carta em sua defesa.

A carta foi assinada, mas não do jeito que o ministro esperava, pois o documento não continha as assinaturas de todos os ministros, apenas do presidente da corte, Roberto Barroso. O texto foi escrito em caráter ameno e não faz menção às sanções aplicadas pelos Estados Unidos ao Brasil, sobretudo, ao ministro do supremo. Assim, é de se esperar que Moraes esteja predisposto a aceitar demonstrações de solidariedade por sua causa, principalmente quando isso parte de pessoas amplamente conhecidas no cenário político internacional como é o caso de Lula. Porém, o que aconteceu foi o contrário, tendo em vista que Alexandre de Moraes pediu ao presidente da república que não o defendesse nos EUA, o que vai na contramão da situação em que o ministro se encontrava, que era a de pedir suporte e apoio aos membros da corte diante das implicações de Trump.

Acesse também: Caso Zambelli: AGU recebe determinação de inclusão de perseguição armada praticada pela parlamentar

Para Marcelo, que é professor de Direito Internacional Penal, a suprema corte terá de se esforçar para retomar sua credibilidade e respeito. “O descrédito da Casa (STF) junto a população, junto ao judiciário e as decisões que o próprio Alexandre de Moraes vem impondo aos processos, notadamente o 8 de janeiro, obriga a postura de seus colegas ministros, a contradizê-lo e não apoiar o que está em desacordo com o texto constitucional. Veremos, a partir de agora, um grande esforço do Supremo no sentido de retomar a credibilidade, respeitabilidade, na perspectiva de estabilizar a segurança jurídica e seriedade do Órgão, não só para a população em geral, mas para aqueles que pretendem investir no Brasil e procuram uma legislação sólida e confiável”, pontua o Vice-presidente de comissão do conselho federal da OAB ao O HOJE.

O pedido de apoio de Moraes a seus colegas da Corte foi feito após o ministro saber que Trump usou a Lei Magnitsky para o impedir de acessar suas contas bancárias (caso estejam sob controle de instituições americanas) e até proibir o uso de redes sociais, se for o caso. Mas de forma geral, se essa sanção for posta em prática, é a vida financeira de Moraes que estará em jogo, pois os impactos da lei são mais financeiros do que qualquer outra coisa. O advogado e professor Ronaldo Lemos explica, à CNN, que indivíduos designados sob o Global Magnitsky Act entram na lista SDN (Specially Designated Nationals ou “Cidadãos Especialmente Designados”) e têm seus bens bloqueados conforme o regulamento que estabelece os procedimentos para a aplicação de sanções econômicas a indivíduos.

“O bloqueio impede qualquer débito ou crédito não autorizado. Para contas fora dos EUA vai depender do nível de enforcement (ações para cumprir regras) que será dado à lei, no sentido de penalizar bancos brasileiros que façam operações com os EUA”, explica Ronaldo Lemos à CNN.

Demonstrar apoio, mas com cautela
Mesmo diante dessa situação, os magistrados se solidarizam com Moraes, considerando a gravidade que a Lei Magnitsky representa, caso seja aplicada, e por ser usada para punir estrangeiros acusados de violações graves de direitos humanos. A questão é que, mesmo demonstrando apoio, os ministros não concordaram em assinar a carta com o nome de todos por considerarem impróprio a contestação, por meio de carta, de uma decisão tomada pelo governo norte-americano. A informação é que mais da metade do magistrado optou por não elaborar um documento feito e assinado por todos para mostrar a indignação da corte brasileira pelas últimas atitudes de Donald Trump contra o STF.

Assim, há uma impressão de que Alexandre de Moraes está causando um sentimento de insatisfação e instabilidade na suprema corte, em especial, por meio de uma fala que sugeria a ideia de que os Estados Unidos são “inimigos estrangeiros”. Tal pronunciamento foi feito durante a decisão do ministro em aplicar medidas restritivas a Jair Bolsonaro como o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar, impedimento do uso de redes sociais, não manter contato com outros investigados pelo STF e não se comunicar com diplomatas e embaixadores estrangeiros. (Especial, para O HOJE)

O post STF decide não demonstrar o apoio que Moraes esperava apareceu primeiro em O Hoje.

CompartilhadoTweetEnviarEnviar
Postagem Anterior

61% rejeitam candidatos que prometem anistiar Bolsonaro

Próxima Postagem

Brasil conquista Copa América Feminina e embolsa premiação milionária

Administrador

Administrador

Biografica do Autor

Leia Também

uniao-paga-a-anistiados-ate-salario-de-ministro-do-stf
Política

União paga a anistiados até salário de ministro do STF

13 de setembro de 2025
bolsonaro-pode-ficar-inelegivel-ate-2060-apos-decisao-do-stf
Política

Bolsonaro pode ficar inelegível até 2060 após decisão do STF

13 de setembro de 2025
reuniao-da-comissao-de-trabalho-acirra-embate-sobre-contratos-temporarios-na-educacao
Política

Reunião da Comissão de Trabalho acirra embate sobre contratos temporários na educação

13 de setembro de 2025
Próxima Postagem
brasil-conquista-copa-america-feminina-e-embolsa-premiacao-milionaria

Brasil conquista Copa América Feminina e embolsa premiação milionária

Mais Notícias

mega-sena-sorteia-premio-de-r$-3,5-milhoes-neste-sabado

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões neste sábado

13 de setembro de 2025

O concurso 2.914 da Mega-Sena será realizado neste sábado (13), a partir das 20h, no Espaço da Sorte, na Avenida...

incendio-atinge-jardim-botanico-de-goiania-e-ameaca-fauna-e-vegetacao

Incêndio atinge Jardim Botânico de Goiânia e ameaça fauna e vegetação

13 de setembro de 2025

Um incêndio atingiu o Jardim Botânico de Goiânia, no setor Pedro Ludovico, na noite desta sexta-feira (12). As chamas foram...

foragido-de-sao-paulo-e-preso-em-goiania-e-tenta-subornar-policiais

Foragido de São Paulo é preso em Goiânia e tenta subornar policiais

13 de setembro de 2025

A Polícia Civil de Goiás prendeu, nesta sexta-feira (12), um homem foragido da Justiça do Estado de São Paulo, escondido...

operacao-invasores-prende-integrantes-de-torcidas-organizadas-do-vila-nova-em-goias

Operação Invasores prende integrantes de torcidas organizadas do Vila Nova em Goiás

13 de setembro de 2025

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) prendeu, nesta sexta-feira (12), dois integrantes de grupos criminosos ligados a torcidas organizadas. As...

newsgyn

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Navegue

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Siga-nos

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Bem vindo de volta!

Entrar na conta

Senha esquecida?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Conecte-se

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Conecte-se