Ao seguir os mesmos passos do vice-governador Daniel Vilela (MDB), o ex-governador de Goiás e pré-candidato ao governo do Estado, Marconi Perillo (PSDB), têm cumprido agenda política no Entorno do Distrito Federal (DF). Daniel buscou estabelecer vínculos maiores com os prefeitos da região e, agora, Marconi visa fortalecer laços com vereadores.
Durante sua ida à Planaltina na última terça-feira (16), o tucano dialogou com vereadores, lideranças religiosas e locais e isso é visto como uma tentativa de seguir o mesmo propósito de seu adversário no sentido de garantir o uso estratégico da região para beneficiar sua candidatura.
Marconi Perillo durante cumprimento de agenda em Planaltina, entorno do DF – Foto: divulgação
Ao juntar as onze cidades de Goiás que compõem o Entorno, têm-se o segundo maior colégio eleitoral do Estado distribuído pelas cidades de Águas Lindas de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
Acesse também: Do centro do Estado até o interior, Vilela amplia zona de influência para 2026
Foco nos maiores colégios eleitorais
Dessa forma, considera-se que, além da região metropolitana de Goiânia que constitui o maior colégio eleitoral de Goiás, o Entorno do DF também é um local que gera interesse por parte de todos os pré-candidatos ao executivo estadual. Daniel Vilela concentrou grande parte das atividades de sua agenda do mês de novembro no Entorno por meio da inauguração de eventos relativos ao Goiás Social, programa voltado para a prestação de serviços gratuitos à população.
Ronaldo Caiado (UB) e Daniel Vilela (MDB) durante inauguração do Mercadão Goiano, em Águas Lindas, no Entorno do DF – Créditos: Benedito Braga
Além disso, o emedebista colaborou na implementação de melhorias no sistema de segurança da região e participou da inauguração da nova sede do Batalhão Rural da Polícia Militar em Valparaíso de Goiás. A escolha pelo município foi motivada pela posição estratégica que a cidade ocupa no Entorno do DF.
Ações voltadas à segurança e assistência social na região são vistas com bons olhos, principalmente porque o Entorno, a tempos atrás, era uma das regiões mais perigosas do Estado. Em contato com o O HOJE no mês passado, prefeitos e líderes locais da região demonstraram um ar de satisfação com as mudanças que ocorreram no Entorno de forma a fazer com que o local deixasse de ser uma região esquecida.
Daniel Vilela, prefeito Marcus Vinicius (Valparaíso) e secretário Pábio Mossoró (Entorno do DF) na inauguração do Batalhão Rural localizado no Entorno do DF – Créditos: Júnior Guimarães
A tentativa de ganhar a confiança da população do território pode ser um dos maiores desafios de Marconi, pois o desenvolvimento do Entorno é algo que perpassa ações realizadas em gestões governamentais recentes.
Desde seu primeiro mandato, o governador Ronaldo Caiado (União) já enxergava o Entorno como um local estratégico e que poderia atribuir bons resultados voltados ao êxito eleitoral. Assim, percebe-se que não foi à toa os investimentos feitos na região nos últimos tempos que, inclusive, fez com que houvesse um salto na economia local.
Aproximação com o Entorno
Ao considerar a influência das iniciativas do governo de Caiado e Daniel no Entorno, Marconi deve, com urgência, adotar mecanismos de aproximação com o Entorno como, por exemplo, a cooptação da deputada distrital do DF, Paula Belmonte, que era do partido Cidadania e, atualmente, compõe o mesmo partido de Perillo.
Já em reunião na Câmara de Planaltina, o ex-governador ressaltou a influência que os vereadores possuem sobre a população. “Os vereadores serão muito importantes para o nosso governo, porque vocês são as figuras públicas mais próximas do povo. Todo mundo chega fácil na casa de vocês. Tem que saber o que o eleitor está precisando, a necessidade, as carências, as dores do povo”, disse Marconi.
Marconi Perillo durante reunião com vereadores em Planaltina, na última terça-feira (16) – Créditos: Divulgação
Já o vereador do município, Flávio da Silva Pereira (MDB), comenta a burocracia que existe quando uma prefeitura necessita da assistência do governo estadual. “Eu sinto o poder público muito ausente dessa questão… Há grande dificuldade em fazer parceria com o Governo e buscar recursos. São muitos setores que a gente tem que percorrer e eu acredito que o Marconi como governador pode dar uma atenção especial a isso”, manifesta o vereador durante a reunião.








