A percepção entre deputados federais de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será reeleito em 2026 avançou de forma relevante, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (12).
O índice favorável ocorre depois do tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra produtos brasileiros e a melhora da imagem de Lula nas pesquisas. Sobre o tema, 49% dos membros da Casa acreditam que o presidente tem respondido bem às tarifas.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – Créditos: Ricardo Stuckert/PR
Em dezembro, 43% dos parlamentares acreditam que o petista é o favorito, ante 35% no levantamento anterior feito em junho. No sentido oposto, a fatia que avalia que Lula não será reeleito recuou de 50% para 42%, o que indicou uma divisão na Câmara dos Deputados.
Segundo pesquisa, o resultado favorável à Lula se deve à reação do presidente às sanções impostas ao Brasil por Donald Trump – (Créditos: Ricardo Stuckert/PR)
Acesse também: Candidaturas de direita para a presidência confirma previsão feita por Caiado
No entanto, a maioria dos deputados federais ligados ao centro político segue na crença da possibilidade de vitória da oposição sem a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no pleito.
A avaliação da relação da Casa com o Palácio do Planalto segue ruim em sua maioria. Para 50% dos deputados federais, a relação com o governo Lula é negativa. Para 31% é regular e 19% é positiva. Esses números não sofreram grande alteração.,
Plenário da Câmara dos Deputados – Elaine Menke/Câmara do Deputados
Ainda assim, houve melhora na percepção geral da gestão, pois a avaliação positiva do governo na Câmara saltou de 27% a 38% e sinalizou um leve alívio para o Executivo em meio às tensões políticas.
A pesquisa foi realizada entre 29 de outubro e 11 de dezembro, com 167 deputados federais em exercício. A margem de erro estimada é de sete pontos porcentuais para mais ou para menos.








