newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Login
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados

PEC da Segurança é resgatada por políticos após reação à megaoperação no Rio

Administrador Por Administrador
30 de outubro de 2025
Em Política
A A
pec-da-seguranca-e-resgatada-por-politicos-apos-reacao-a-megaoperacao-no-rio

PEC da Segurança é resgatada por políticos após reação à megaoperação no Rio

Vários políticos se posicionaram sobre a Operação Contenção, das forças de segurança Civil e Militar do Rio de Janeiro, na terça-feira (28), que causou ao menos 130 mortos nos complexos da Pena e do Alemão, de acordo com informações divulgadas por autoridades do governo fluminense. Há quem defenda a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição da Segurança Pública (PEC 18/2025) para que o crime organizado seja combatido de forma efetiva e há quem afirme que o projeto de universalização da segurança no Brasil, apresentado pelo governo Lula (PT), não resolverá problemas oriundos da criminalidade, sobretudo no Estado governado por Cláudio Castro (PL). 

Temas relativos à segurança pública são destaque nos discursos do chefe do Executivo goiano, Ronaldo Caiado (UB), que, inclusive, tem participado com maior frequência de eventos sobre o assunto, dado o êxito de sua gestão na área. Caiado é um dos governadores que se posicionam veementemente contra a PEC da Segurança Pública, pois o projeto tem como um de seus principais pontos a descentralização das forças de segurança que, segundo o texto, não devem ficar sob responsabilidade, em grande parte, dos Estados, mas também do Governo Federal. 

Acesse também: MDB e UB ganham força em Goiás e especialistas pontuam qual é o limite da expansão

Apoio entre Estados
Assim, o governador Caiado não recua em relação ao seu posicionamento contrário a essa política de segurança e demonstra apoio à ação policial efetivada no Rio de Janeiro, além de empenhar-se para se aproximar de Castro e oferecer apoio por meio do envio de forças de segurança ao Estado. 

Caiado anunciou que viajará ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira (30), acompanhado de uma comitiva de governadores, para demonstrar apoio ao governo fluminense. Em reunião virtual com o governador Cláudio Castro, chefes de Executivos estaduais como Ronaldo Caiado, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Jorginho Mello (PL-SC) e Mauro Mendes (UB-MT) declararam solidariedade às forças de segurança e à população dos complexos da Pena e do Alemão. “Estaremos no Rio de Janeiro para prestar solidariedade ao governador Cláudio Castro e apoiar as forças de segurança do Estado”, afirma Caiado. 

Caiado se aproxima de Castro e oferece apoio por meio do envio de forças de segurança ao Estado – (Créditos: André Saddi e Rafael Campos/Divulgação)
A delegada licenciada da Polícia Civil e deputada federal Adriana Accorsi (PT) se contrapõe à concepção de Caiado sobre a PEC da Segurança Pública e aponta caminhos na proposta que fazem com que policiais consigam efetivar de forma satisfatória operações contra o crime organizado. “A integração [proposta na PEC] é o grande caminho para o sucesso das operações policiais e das investigações, o que não aconteceu nessa operação desastrosa e totalmente irresponsável com a vida e a segurança do povo do Rio de Janeiro, que causou mortes de inocentes”, avalia a petista. 

O sociólogo e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), José Cláudio Souza, analisa questões ligadas a grupo de extermínios, milícia e tráfico de drogas. Souza explica como políticas realizadas no âmbito da segurança podem colaborar para a ocorrência de operações com alto grau de mortalidade como o que ocorreu no atual governo de Castro. “A atual situação no Rio de Janeiro, absolutamente caótica e sem controle, tem consequências diretas causadas por uma longa política de segurança pública que se desorientou e que se perdeu. Isso vem sendo avaliado a muito tempo.”, observa. 

“Lógica de confronto”
Souza destaca como ações espelhadas na Operação Contenção pouco colaboram para a resolução de problemas derivados do crime organizado. “Essa lógica de medir força armada e bélica com estruturas do tráfico sempre resultaram em mortes cada vez maiores, em sofrimento cada vez mais intenso, perda de acesso a serviços públicos e perda de mobilidade urbana. Os mais frágeis sempre vão sofrer muito mais e o problema nunca foi sequer arranhado.” 

O sociólogo destaca que a megaoperação é um meio adotado por gestores que acreditam que essa é a melhor saída para a superação do crime no Estado. “Essa é uma lógica de confronto da política de segurança pública. Eles apostam nessa lógica como solução”, pontua Souza ao O HOJE. (Especial para O HOJE)

CompartilhadoTweetEnviarEnviar
Postagem Anterior

Polícia Civil prende quatro pessoas por furto de energia em Mineiros

Próxima Postagem

Caiado acabaria com as facções preservando vidas

Administrador

Administrador

Biografica do Autor

Leia Também

michelle-bolsonaro-divulga-carta-escrita-por-bolsonaro
Política

Michelle Bolsonaro divulga carta escrita por Bolsonaro

7 de fevereiro de 2026
entidades-pedem-que-lula-vete-licenca-compensatoria-no-congresso-e-alertam-para-novo-penduricalho-extra-teto
Política

Entidades pedem que Lula vete licença compensatória no Congresso e alertam para novo penduricalho extra-teto

6 de fevereiro de 2026
lula-pressiona-congresso-por-pec-da-seguranca
Política

Lula pressiona Congresso por PEC da Segurança

6 de fevereiro de 2026
Próxima Postagem
caiado-acabaria-com-as-faccoes-preservando-vidas

Caiado acabaria com as facções preservando vidas

Mais Notícias

michelle-bolsonaro-divulga-carta-escrita-por-bolsonaro

Michelle Bolsonaro divulga carta escrita por Bolsonaro

7 de fevereiro de 2026

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro divulgou nesta sexta-feira (6) uma carta enviada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em novembro de 2025, quando...

chuvas-e-fios-soltos-em-goiania-podem-se-tornar-inimigos-durante-pre-carnaval

Chuvas e fios soltos em Goiânia podem se tornar inimigos durante pré-Carnaval

7 de fevereiro de 2026

Neste sábado (7) começa o pré-Carnaval em Goiânia, com diversas atrações nacionais animando a folia. De acordo com estimativas, esperam-se...

aluno-de-68-anos-morre-apos-passar-mal-em-aula-de-hidroginastica-em-goiania

Aluno de 68 anos morre após passar mal em aula de hidroginástica em Goiânia

7 de fevereiro de 2026

Nesta quarta-feira (4), José Berto Ferreira, de 68 anos, morreu após passar mal durante uma aula de hidroginástica, em Goiânia....

eua-levam-a-onu-acusacao-de-teste-nuclear-contra-china

EUA levam à ONU acusação de teste nuclear contra China

7 de fevereiro de 2026

Os Estados Unidos (EUA) acusaram a China de ter realizado um teste nuclear secreto em 2020 e defenderam a reformulação...

newsgyn

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Navegue

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Siga-nos

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Bem vindo de volta!

Entrar na conta

Senha esquecida?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Conecte-se

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Conecte-se