O embate entre os vereadores Sargento Novandir (MDB) e Aava Santiago (PSDB), que teve início na sessão da última terça-feira (9) no plenário da Câmara Municipal, terá continuidade no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa de Leis.
Durante a sessão de terça, Novandir insinuou que parlamentares da oposição teriam abandonado o plenário para obstruir a votação do projeto referente à prorrogação dos contratos temporários dos administrativos da Educação. Ao ser corrigido por Aava, o embate começou.
Em seguida, Novandir deixou o assento que costuma ocupar, do outro lado do plenário, e sentou-se ao lado da vereadora. O parlamentar, de costas para a transmissão da TV Câmara, murmurou palavras inaudíveis em direção à parlamentar. O presidente em exercício, Anselmo Pereira (MDB), suspendeu a sessão e Aava saiu do plenário, acompanhada de alguns pares.
Leia mais: “Rei morto, rei posto”: a aposta da direita pós-condenação de Bolsonaro
Na última quarta-feira (10), Aava protocolou uma representação contra Novandir, na qual alega quebra de decoro do emedebista e intimidação com agravante de violência política de gênero. A tucana recebeu apoio de outros parlamentares, como Kátia Maria (PT), Daniela da Gilka (PRTB), Fabrício Rosa (PT), Edward Madureira (PT) e Michel Magul (PSDB).
Já Novandir, na tribuna da Casa, rebateu as alegações e disse que a vereadora tentava “lacrar” com a situação. Segundo o emedebista, não houve ofensas direcionadas à vereadora, apenas uma troca de provocações. O parlamentar declarou que também acionará o Conselho de Ética contra Aava. O vereador Oseias Varão (PL) saiu em defesa do parlamentar e disse que não há na Câmara parlamentar que seja machista. (Especial para O HOJE)
O post Novandir e Aava levam embate do plenário para a Comissão de Ética apareceu primeiro em O Hoje.