O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta segunda-feira (15) a solicitação da extradição do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) ao governo dos Estados Unidos. O parlamentar é um dos condenados do “Núcleo 1”, composto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os principais articuladores da trama golpista.
Em sua decisão, Moraes estabeleceu que o procedimento seja formalizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O ministro determinou que a secretaria judiciária do Supremo envie à pasta os documentos necessários para que o pedido de extradição seja oficializado.
Ramagem foi condenado na ação penal da tentativa de golpe de Estado a 16 anos de prisão. O deputado foi diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro.
Foto: Valter Campanato/ABr
Leia mais: Governo dos EUA retira Alexandre de Moraes da lista de sanções da Lei Magnitsky
Ao lado do filho 02 do ex-presidente, Carlos Bolsonaro (PL), o parlamentar também foi indiciado pela Polícia Federal (PF) no inquérito que apura um suposto esquema de espionagem montado na Abin, chamado de “Abin Paralela”, para beneficiar o grupo político de Bolsonaro, na época em que Ramagem era o diretor da agência.
De acordo com investigações da PF, Ramagem fugiu do Brasil de forma clandestina na fronteira com a Guiana. O deputado atualmente mora em Miami e deve pedir asilo no país norte-americano, segundo informações do G1.








