A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, divulgou dados oficiais a respeito do desmatamento nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, na última quinta-feira (7), em Brasília. A vereadora Aava Santiago (PSDB) participou do evento na capital federal.
A agenda — promovida pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), responsável pelo sistema Deter, que monitora áreas sob alerta de desmatamento em todo o país — revelou dados consolidados do período de agosto de 2024 a julho de 2025.
No período, os dados apontam que houve uma redução de 21% no desmatamento do Cerrado e de 72% no Pantanal, além de uma alta de 4% na Amazônia, influenciada por queimadas e eventos climáticos extremos. O resultado foi considerado um avanço importante na média geral, com destaque para o fortalecimento das ações de fiscalização do Ibama e dos órgãos ambientais.
Aava destacou a importância de participar do evento. “Estar ao lado da ministra Marina Silva nesse momento tão simbólico reforça nosso compromisso com a proteção dos biomas brasileiros, em especial o Cerrado, que é o mais devastado e menos protegido. Essa apresentação é mais do que um diagnóstico técnico, é um chamado à ação política. Os resultados dos esforços do governo federal, do Ministério do Meio Ambiente, do INPE, IBAMA e ICMBio são impressionantes. É uma honra gigante ser a única parlamentar presente, recebendo os dados em primeira mão, com o compromisso de posicionar o nosso Cerrado como prioridade nacional e global na COP-30”, destacou a parlamentar.
Leia mais: Deputada Silvye Alves denuncia assédio sexual no Congresso
A participação na coletiva integra um conjunto de ações preparatórias para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em Belém (PA), em 2025. A tucana ainda ressaltou que a COP-30 será “divisor de águas para o país” e que Goiânia precisa ser “protagonista” e não “espectadora”. “Estamos construindo um mandato que entende a emergência climática e trabalha para inserir nossa cidade nas soluções de futuro. O meio ambiente não pode mais ser tratado como pauta periférica”, completou a vereadora.
O post Marina Silva divulga dados sobre queda no desmatamento apareceu primeiro em O Hoje.