newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Login
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Marina Silva abandona audiência após senador se recusar a pedir desculpas: “Me respeite”

Administrador Por Administrador
27 de maio de 2025
Em Política
A A
marina-silva-abandona-audiencia-apos-senador-se-recusar-a-pedir-desculpas:-“me-respeite”

Marina Silva abandona audiência após senador se recusar a pedir desculpas: “Me respeite”

A sessão da Comissão de Infraestrutura do Senado, realizada nesta terça-feira (27), foi marcada por embates acalorados entre a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e diversos senadores. Convidada para tratar da criação de unidades de conservação marinha no Norte do país, Marina deixou a audiência após uma discussão com o senador Plínio Valério (PSDB-AM), que se recusou a pedir desculpas após uma fala considerada ofensiva pela gestora.

O convite partiu do senador Lucas Barreto (PSD-AP), preocupado com o impacto que novas unidades de conservação podem ter sobre projetos de exploração de petróleo na Margem Equatorial, especialmente no Amapá. No entanto, a audiência se desviou rapidamente da pauta técnica e se transformou em um cenário de tensão entre a ministra e os parlamentares.

Durante a fala de Plínio Valério, o senador afirmou: “a mulher merece respeito, a ministra, não”, provocando reação imediata de Marina Silva, que exigiu um pedido de desculpas. O senador não atendeu à solicitação, levando a ministra a se retirar do colegiado. Antes de sair, Marina relembrou outro episódio envolvendo o parlamentar, quando ele declarou, em março, que tinha vontade de “enforcá-la”.

“Sou ministra de Meio Ambiente, foi nessa condição que eu fui convidada e ouvir um senador dizer que não me respeita como ministra, eu não poderia ter outra atitude”, disse Marina em coletiva de imprensa após o ocorrido.

Discussões anteriores já haviam elevado a tensão
Antes mesmo do confronto com Plínio Valério, a ministra já havia protagonizado outros momentos de tensão na audiência. Em um embate com o presidente da comissão, senador Marcos Rogério (PL-RO), Marina rebateu críticas relacionadas ao seu comportamento durante a sessão. Após ter seu microfone cortado enquanto respondia ao senador Omar Aziz (PSD-AM), a ministra afirmou: “O senhor gostaria que eu fosse uma mulher submissa, eu não sou”.

Marcos Rogério então respondeu: “Me respeite, ministra, se ponha no seu lugar”. Diante da declaração, Marina questionou: “Qual é o meu lugar?”. O presidente da comissão respondeu que seria o “de ministra de Estado”. A troca de farpas gerou reações de outros parlamentares, que classificaram o episódio como “um absurdo”.

Outro foco de atrito foi a obra de pavimentação da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). O senador Omar Aziz cobrou celeridade na liberação das licenças ambientais para a pavimentação da rodovia, argumentando que o projeto é essencial para as populações locais. Aziz acusou a ministra de “atrapalhar o desenvolvimento do país”. Marina, por sua vez, rebateu, afirmando que é usada como “bode expiatório” no caso da estrada.

Omar Aziz também lembrou que o Senado aprovou, na semana passada, a Lei Geral do Licenciamento Ambiental, e reforçou a necessidade de destravar obras e empreendimentos de infraestrutura na região amazônica.

Convocação da ministra Marina Silva será votada na próxima reunião
O episódio envolvendo a saída de Marina Silva da audiência provocou reações imediatas entre os membros da comissão. O presidente do colegiado, senador Marcos Rogério, afirmou que a convocação da ministra será colocada em votação na próxima reunião deliberativa. Segundo ele, o comparecimento de Marina deverá ser obrigatório, diferentemente do convite que motivou a sessão desta terça.

O convite original foi motivado pela preocupação com a criação de unidades de conservação marinha na Margem Equatorial, região estratégica para o setor de petróleo. Parlamentares da região Norte temem que a instituição dessas áreas inviabilize projetos de prospecção e exploração de petróleo, afetando diretamente a economia local.

A altercação que culminou na saída da ministra começou quando Plínio Valério, ao iniciar sua fala, declarou: “Ministra, que bom reencontrá-la. E ao olhar para a senhora, eu estou vendo uma ministra. Eu não estou falando com a mulher. Eu tô falando com a ministra”. Marina rebateu de imediato, ainda com o microfone desligado: “Eu sou as duas coisas. O senhor está falando com as duas coisas”.

Em seguida, o senador tucano completou: “Porque a mulher merece respeito, a ministra, não”. A frase gerou protestos de outros parlamentares e reforçou o clima de hostilidade. Marina então cobrou um pedido de desculpas: “Como eu estou convidada como ministra, ou ele me pede desculpas, ou eu vou me retirar”.

Plínio Valério tentou minimizar a declaração, afirmando que não tinha “nada contra mulher”, mas não convenceu a ministra, que reiterou sua decisão de deixar o plenário: “Vocês me convidaram como ministra, têm que me respeitar. Eu me retiro porque não fui convidada por ser mulher”.

Enquanto Marina se dirigia à saída, Plínio Valério ironizou: “Tá com medo de mim, ministra?”. O episódio encerrou de forma abrupta a participação da gestora na audiência, que inicialmente seria destinada à discussão de políticas públicas para a preservação ambiental e exploração de recursos naturais.

Veja parte da discussão abaixo:

https://ohoje.com/wp-content/uploads/2025/05/ssstwitter.com_1748363077673.mp4

 

 

 

Leia também: Moraes abre inquérito contra Eduardo Bolsonaro por atuação nos EUA

CompartilhadoTweetEnviarEnviar
Postagem Anterior

“Rogério Cruz era, pelo menos, mais humano”, diz Fabrício Rosa ao criticar Mabel

Próxima Postagem

Marina Silva se retira de comissão após ofensas de senadores

Administrador

Administrador

Biografica do Autor

Leia Também

muitas-pesquisas-e-o-resultado-de-sempre:-qualquer-um-pode-ganhar
Política

Muitas pesquisas e o resultado de sempre: qualquer um pode ganhar

2 de fevereiro de 2026
“nao-temos-o-direito-de-errar”,-diz-lula-na-abertura-do-ano-judiciario
Política

“Não temos o direito de errar”, diz Lula na abertura do Ano Judiciário

2 de fevereiro de 2026
fake-news-de-pablo-marcal-e-condenada
Política

Fake news de Pablo Marçal é condenada

2 de fevereiro de 2026
Próxima Postagem
marina-silva-se-retira-de-comissao-apos-ofensas-de-senadores

Marina Silva se retira de comissão após ofensas de senadores

Mais Notícias

influencer-brasileiro,-pro-trump,-e-preso-pelo-ice-nos-estados-unidos

Influencer brasileiro, pró-Trump, é preso pelo ICE nos Estados Unidos

3 de fevereiro de 2026

O influenciador brasileiro Junior Pena foi detido pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em...

venezuela-liberta-344-presos-politicos,-mas-687-seguem-detidos

Venezuela liberta 344 presos políticos, mas 687 seguem detidos

3 de fevereiro de 2026

Mais de 30 presos políticos foram libertados na Venezuela no domingo (1º), segundo o grupo de direitos humanos Foro Penal,...

ira-nega-receber-“ultimato”-dos-eua-por-acordo-nuclear

Irã nega receber “ultimato” dos EUA por acordo nuclear

3 de fevereiro de 2026

O Irã negou na segunda-feira (2) ter recebido qualquer ultimato do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para firmar um...

trump-critica-piada-no-grammy-e-promete-processar-apresentador-apos-referencia-a-epstein

Trump critica piada no Grammy e promete processar apresentador após referência a Epstein

3 de fevereiro de 2026

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atacou o Grammy e ameaçou processar o apresentador da premiação, o comediante Trevor...

newsgyn

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Navegue

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Siga-nos

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Bem vindo de volta!

Entrar na conta

Senha esquecida?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Conecte-se

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Conecte-se