O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou líderes do Republicanos para um almoço no Palácio da Alvorada nesta terça-feira (19). Participaram do encontro a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), o presidente da sigla, deputado federal Marcos Pereira (SP), o líder do partido na Câmara, Gilberto Abramo (MG) e o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (único do sigla na Esplanada dos Ministérios).
A reunião faz parte das conversas que Lula tem promovido com diversos partidos para discutir, além da relação com o governo, alianças para as eleições do próximo ano. Nas últimas semanas, o petista conversou com lideranças do PSB, MDB, PSD e União Brasil. A reunião com o presidente da Câmara também ocorreu em um momento de reaproximação entre o Executivo e o Legislativo, após um período de tensão causado pelas mudanças no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Leia também: Barroso nega que vá adiantar aposentadoria no STF
Na semana passada, Lula e Motta se reuniram no Palácio da Alvorada às vésperas do anúncio das medidas de socorro às empresas afetadas pelo tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Organizada por Gleisi, a reunião com o partido teve como objetivo facilitar a relação do presidente com o partido. Na reunião, o presidente teria dito que o Republicanos tem direito de ter candidatura própria e avisou que só quer fechar as alianças em 2026. O chefe de Estado pediu que governo e partido mantenham uma boa relação no ano que vem, independentemente do cenário eleitoral que irá se formar. (Especial para O HOJE)
O post Lula tenta aproximação com Republicanos e investe em diálogo para 2026 apareceu primeiro em O Hoje.