O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na noite deste domingo (26), já manhã de segunda-feira (27) na Malásia, que errou ao afirmar, na Indonésia, que vai ser candidato à Presidência do Brasil em 2026. Até então, Lula condicionava sua candidatura ao seu estado de saúde e disposição.
Ainda segundo o presidente, a declaração deveria ter sido feita no Brasil, onde o petista tem votos. O comentário foi feito durante uma coletiva de imprensa em Kuala Lumpur, capital malaia, quando Lula foi questionado por um jornalista sobre a mudança de discurso.
Acesse também: Mabel torna sua gestão ainda mais negativa com episódios de misoginia e machismo
Na declaração anterior, o petista tinha dito que está “com a mesma energia de quando tinha 30 anos de idade” e “vai disputar um quarto mandato no Brasil”. Presidente mais velho da história do País, Lula completou 80 anos de idade ontem (27). Aliados reafirmam sua candidatura a um novo mandato no Palácio do Planalto, em um momento de recuperação de sua popularidade.
Presidente Lula durante coletiva de imprensa na Malásia. (Créditos: Ricardo Stuckert/PR)
As últimas pesquisas de intenção de voto colocam o petista à frente de todos os potenciais adversários em 2026. Além disso, Lula ainda é visto como a única liderança de esquerda do País que consegue aglutinar forças políticas do centro e da direita, mesmo ao tentar dar destaque a outras figuras de seu governo, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Lula retorna ao Brasil nesta terça-feira (28), após uma semana na Ásia, onde se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para negociar o fim do tarifaço de 50% e das sanções a autoridades brasileiras. (Especial para O HOJE)










