O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta terça-feira (20) da cerimônia de reinauguração do Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro. O evento marca a reabertura oficial do edifício após extensa reforma e a retomada da entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), principal honraria pública do setor, suspensa desde 2019.
Durante a cerimônia, serão condecoradas 111 personalidades e 14 instituições que contribuíram significativamente para a cultura brasileira. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou que a retomada da OMC representa “o reconhecimento da cultura enquanto alicerce para a democracia e para a construção de um país mais inclusivo e diverso”.
Leia também: Vereador do PT destina mais de R$ 1 milhão em emendas à comunidade LGBTQIA+
O Palácio Capanema, construído entre 1937 e 1945, é um marco da arquitetura modernista no Brasil, com projeto de Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e consultoria de Le Corbusier. Após a reforma, o edifício abrigará entidades ligadas ao Ministério da Cultura, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Fundação Biblioteca Nacional, a Casa de Rui Barbosa e a Funarte.
A reabertura do Palácio e a entrega da OMC simbolizam o esforço do governo Lula em revitalizar políticas culturais e reforçar o papel do Estado na promoção da diversidade cultural .