O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, neste sábado (1), da posse do presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi. Lula viajou para o país nesta sexta-feira (28). De acordo com o governo brasileiro, o primeiro dia do presidente foi marcado por um encontro com Orsi e os presidentes do Chile e da Colômbia, Gabriel Boric e Gustavo Petro, respectivamente.
Em Montevidéu, Lula reuniu-se com Yamandú Orsi, Gustavo Petro, Rafael Boric e o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, com quem discutiu a defesa da democracia e do multilateralismo.
Ainda o governo apontou que a reunião, na embaixada brasileira em Montevidéu, serviu para os mandatários discutirem o fortalecimento da democracia na América do Sul e o combate às redes de desinformação. Segundo o presidente Lula, tratou-se de um “encontro histórico para fortalecer a democracia”.
Já na manhã deste sábado (1), a comitiva do presidente Lula reuniu-se com a candidata a presidente do Equador, Luisa González, e com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier.
Leia mais: Lula opta por mais um aliado e centrão fica ‘a ver navios’
A comitiva é integrada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, a futura ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), deputada federal Gleisi Hoffmann, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, entre outras autoridades.
Sobre o encontro com González, Lula afirmou que trataram da conjuntura política na América do Sul. “Expressamos nossa concordância na importância do fortalecimento da democracia e da justiça social no continente”, ressaltou o presidente.








