O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (7), após reunião da cúpula do Brics, no Rio de Janeiro, que os “saudosistas do nazismo e do fascismo” não estão no bloco.
“Aquele mundo ficou para trás, os saudosistas daquele mundo, do nazismo, do fascismo, são outros que não estão nos Brics. Nos Brics, a gente quer fortalecer os processos democráticos, o processo multilateral, a gente quer a paz, o desenvolvimento e a participação social”, afirmou o petista.
A declaração do presidente foi vista como uma indireta para o G7, grupo que reúne os 7 países mais industrializados do mundo — Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.
Leia mais: Lula decide por não sancionar o projeto sobre aumento de deputados
Além disso, o petista argumentou em prol do multilateralismo e colocou o Brics como defensor da ideia. “O Brics é o novo jeito de a gente fazer o multilateralismo sobreviver no mundo. No Brics, a gente tem convicção que a gente não quer mais um mundo tutelado. A gente não quer mais Guerra Fria. A gente não quer mais desrespeito à soberania”, ressaltou Lula.
O post Lula diz que “saudosistas do nazismo e fascismo” não estão no Brics apareceu primeiro em O Hoje.