O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu à advogada Eunice Paiva (1929–2018) o título de Comendador da Ordem de Rio Branco, uma das mais altas condecorações do Estado brasileiro. A homenagem póstuma foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (28).
Eunice Paiva destacou-se na defesa dos direitos humanos e na luta pela memória de seu marido, o deputado Rubens Paiva, preso e assassinado durante a ditadura militar. Ela ganhou destaque recentemente, após o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, protagonizado por Fernanda Torres e vencedor do Oscar de melhor filme internacional, que conta a história de Eunice e sua família após o desaparecimento de Rubens.
Leia mais: Dirceu defende candidaturas de Alckmin, Haddad e França em São Paulo
A inclusão de Eunice no Quadro Suplementar da Ordem de Rio Branco reconhece sua contribuição significativa ao país. A Ordem homenageia personalidades que prestaram relevantes serviços ao Brasil. A cerimônia de entrega da honraria ocorreu no Palácio do Itamaraty, em Brasília, durante as comemorações do Dia do Diplomata.