O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trouxe um tom de humor e autoironia ao comício de Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo, relembrando o passado político de seu aliado e as acusações que ele carrega. em um momento que gerou risadas na plateia e no palanque, Lula fez referência direta ao termo usado pelos adversários de Boulos.
O presidente, que discursou em prol da candidatura do psolista à Prefeitura de São Paulo, relatou como conheceu Boulos em 2005, ainda em seu primeiro mandato:
“Eu poderia ter rompido com Boulos, eu poderia ter chamado ele de invasor de terra… mas resolvi me aproximar, resolvi compreender, resolvi conversar, resolvi entender e ser entendido”.
Foto: (Divulgação / IMPRENSA)
Lula lembrou que, ao invés de rotulá-lo como “invasor” ou “cara que só quer briga”, ele optou pelo diálogo e pela aproximação política.
A brincadeira de Lula não foi apenas sobre o passado, mas também sobre o presente. em um momento de “guerra semântica”, como alguns analistas descreveram, o presidente se corrigiu ao vivo: ele quase usou o termo “invasor” ao falar sobre as ocupações do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), liderado por Boulos.
O apoio de Lula a Boulos neste pleito de São Paulo é considerado histórico, pois é a primeira vez que o presidente declara publicamente voto para um candidato à Prefeitura de São Paulo que não é do PT. A chapa de Boulos conta com a experiência da ex-prefeita Marta Suplicy (PT) como vice.
Leia Mais: PCGO investiga tráfico em ponto badalado de Goiânia