Foi dado início à temporada de intenções dos pré-candidatos em se jogar na corrida eleitoral de 2026 desde já e, em Goiás, muitos são os políticos e secretários que depositam suas expectativas em novas funções a partir de janeiro de 2027. Em Aparecida de Goiânia não é diferente, tendo em vista a demonstração de interesse por parte de determinados titulares de pastas da gestão de Leandro Vilela (MDB) em buscar um cargo eletivo no pleito do ano que vem.
Em contrapartida, o prefeito de Aparecida tem demonstrado preocupação com a pré-campanha de seus secretários, ao evidenciar que o foco precisa estar direcionado à gestão da cidade, não nas eleições de 2026. O jornal O HOJE contatou três secretários municipais de Aparecida de Goiânia: João Pedro de Almeida (Ciência, Tecnologia e Inovação), Vanilson Bueno (Articulação Política) e Willian Panda (Habitação).
Leia também: Marcos do Val tem contas bloqueadas pelo STF
Para Almeida, o objetivo atual de quem trabalha na gestão, mas deseja concorrer às eleições, precisa ficar evidente. “A determinação do prefeito Leandro Vilela para toda a sua equipe e os seus secretários é que neste ano, de 2025, o foco seja na gestão. Todos os possíveis candidatos que tenham a pretensão de concorrer, seja qual for a vaga para o ano que vem, que deixem para discutir política em um momento oportuno”, destaca o titular da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O secretário aproveitou para descrever como se encontrava a cidade de Aparecida de Goiânia no início da gestão. “A equipe, juntamente com o prefeito, pegou uma cidade com mais de R$ 500 milhões de dívidas e, para que a cidade volte a seguir os trilhos do desenvolvimento, é preciso foco. Então a determinação do prefeito é para que, no ano de 2025, nenhum secretário tenha como foco principal as eleições do ano que vem, mas, sim, a gestão da qual eles fazem parte e que é a prioridade nesse governo.”
Cobrança justa
Ainda sobre o comportamento de Leandro Vilela frente à possibilidade de seus auxiliares se candidatarem, o secretário de Articulação Política, Vanilson Bueno, diz que o prefeito de Aparecida tem razão em cobrar mais empenho de seus secretários, mesmo daqueles que têm o objetivo de se candidatar. Para Bueno, essa ação do prefeito é algo normal, já que o momento de fazer campanha ainda não chegou.
“O prefeito Leandro Vilela tem uma postura muito responsável com a gestão, e é natural que ele cobre esse mesmo compromisso de toda a equipe. Ele tem razão em reforçar que agora é hora de trabalhar, não de fazer campanha. Da minha parte, posso garantir que estou completamente focado no que me cabe na administração. O momento é de entrega e de resolver problemas da cidade”, pontua Vanilson.
Já o secretário de Habitação, Willian Panda, fala que seu foco atual é fazer com que os habitantes de Aparecida voltem a ter acesso a moradia. “Estou focado em fazer com que Aparecida volte a garantir moradia digna ao seu povo. O legado que pretendo deixar é a garantia de regularização fundiária a quem mora nas ocupações urbanas”, diz Willian. O secretário afirma que procede a informação de que Leandro Vilela está preocupado com membros da gestão por achar que já estão muito focados no cenário eleitoral de 2026, mas Willian ressalta que não é o seu caso.
Expectativas para 2026
Sobre o interesse dos secretários em participar das eleições do próximo ano, todos os entrevistados falaram sobre suas expectativas para 2026. João Pedro revela que tem o objetivo de se candidatar para o cargo de deputado estadual. Vanilson compartilha da mesma vontade de João ao falar sobre sua vontade em atuar na Assembleia Legislativa, se conseguir viabilizar a candidatura e for eleito.
“Tenho, sim, interesse em disputar uma cadeira da Câmara Estadual e essa é uma possibilidade que não descarto. Mas sou muito claro quanto a isso: o processo eleitoral de 2026 será discutido em 2026. Até lá, meu foco absoluto está voltado para a gestão e para o trabalho que temos feito na Secretaria de Articulação Política. Tenho um compromisso com o prefeito Leandro Vilela e, acima de tudo, com a população de Aparecida”, conclui o secretário. Willian também confirma o interesse em ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa.
O O HOJE tentou entrar em contato com o prefeito de Aparecida de Goiânia, mas não obteve retorno. O que se sabe é que Leandro evita comentar essas questões abertamente para evitar a ocorrência de problemas em sua gestão. Fontes ouvidas pela reportagem confirmaram que os secretários foram cobrados por Leandro Vilela em reunião recente para que a gestão não seja deixada de lado em nome de projetos pessoais de pré-campanha dos titulares das pastas. (Especial para O Hoje)
O post Leandro tenta barrar ímpeto eleitoral de secretários para ter gestão focada apareceu primeiro em O Hoje.