A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) será palco, neste sábado (27), da solenidade que irá celebrar os 30 anos da filiação do ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, ao PSDB, sigla que preside nacionalmente. O evento, organizado pela Associação de Ex-prefeitos de Goiás (Agexp), para além de reunir a cúpula do tucanato, terá apelo político significativo em prol da candidatura de Marconi ao Palácio das Esmeraldas.
O encontro reunirá lideranças políticas, ex-prefeitos, parlamentares e representantes nacionais do PSDB. Além de celebrar a trajetória de Marconi no partido, o evento também será um espaço de discussão sobre os rumos do partido, com olhar nas eleições de 2026. Prefeitos tucanos do Estado e vereadores de Goiânia e do interior devem comparecer à solenidade.
O evento terá como ponto central enaltecer a história do ex-governador na legenda. Filiado ao PSDB desde 1995, Marconi articula para retornar ao protagonismo político. O objetivo, além de retornar a governar o Estado, é reconstruir o partido e alçar os tucanos a uma posição de destaque, não só na política goiana, como a nível nacional.
A expectativa é que o ex-governador seja anunciado como pré-candidato ao Palácio das Esmeraldas durante o evento. Além disso, é provável que novas filiações ao PSDB sejam anunciadas durante o encontro, em uma tentativa de destacar aqueles que aderiram ao projeto político de Perillo e da sigla.
Assim como Marconi, o PSDB busca se reencontrar nos eixos da política. O partido passou perto da fusão eleitoral com o Podemos, que chegou a ser anunciada, mas, posteriormente, acabou não vingando. Depois de negociações com o PSD e MDB, o tucanato encerrou a tentativa de se fundir a outro partido. O foco, agora, é montar chapas competitivas e garantir a sobrevivência eleitoral no próximo ano.
Tom eleitoral
A solenidade acontece em um momento em que o presidente nacional do PSDB intensifica o tom eleitoral. Marconi busca apoio político para enfrentar o vice-governador Daniel Vilela (MDB) e o senador Wilder Morais (PL) na corrida pelo governo estadual no ano que vem. Os três devem protagonizar a disputa pelo Executivo goiano.
Recentemente, as redes sociais tornaram-se o instrumento principal do ex-governador de se opor e criticar a gestão do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Os vídeos circulados nas redes do chefe do tucanato remetem ao legado de Marconi frente ao governo estadual e traça paralelos da gestão peessedebista com os dois mandatos de Caiado. Com o jingle entoando “pode até mudar o nome, mas quem fez foi o Marconi”, as publicações têm resgatado os feitos da gestão na tentativa de elucidar a memória do eleitorado.
Além disso, na última quinta-feira (25), enquanto o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) comemorava seu aniversário de 76 anos e inaugurava o Complexo Oncológico de Referência de Goiás (Cora), Marconi aproveitou o gancho para comemorar o aniversário de 23 anos da inauguração do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação (CRER), coincidentemente inaugurado na mesma data em 2002.
O post Evento com tom eleitoral celebra 30 anos de Marconi no PSDB apareceu primeiro em O Hoje.