O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos (EUA), Christopher Landau, afirmou na última semana que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, destruiu “o relacionamento historicamente próximo entre Brasil e Estados Unidos”.
Sem citar Moraes nominalmente, Landau acusou o magistrado de concentrar poder ao ponto de ameaçar líderes dos outros poderes e suas famílias com prisão ou outras sanções. “Essa pessoa destruiu o relacionamento historicamente próximo do Brasil com os EUA, entre outras coisas, ao tentar aplicar a lei brasileira extraterritorialmente para silenciar indivíduos e empresas em solo americano”, destacou o vice-secretário do presidente Donald Trump.
O diplomata ainda afirmou que o Brasil estaria em um “beco sem saída”, no qual o magistrado se refugia sob a proteção do Estado de Direito enquanto os demais poderes se mostram impotentes para responder. Ele enfatizou que os EUA ainda desejam restabelecer essa “amizade histórica com a grande nação brasileira”.
Leia mais: Silvye Alves é alvo de assédio virtual com envio de imagens explícitas
A declaração do vice-secretário no X (antigo Twitter) vem em meio à crise diplomática gerada pelas sanções impostas pelos EUA, que incluíram a aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes e a revogação de vistos para entrar em solo americano. O governo brasileiro já reagiu por meio do Itamaraty, classificando os comentários como “novo ataque frontal à soberania brasileira” e afirmando que resistirá sempre que tais intervenções ocorrerem.
O post EUA acusam Moraes de destruir relação com o Brasil apareceu primeiro em O Hoje.