newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Login
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Erro do STF na área política prejudica produção do Brasil

Administrador Por Administrador
13 de outubro de 2025
Em Política
A A
erro-do-stf-na-area-politica-prejudica-producao-do-brasil

Erro do STF na área política prejudica produção do Brasil

Se o ortopedista Ronaldo Caiado for bom de diagnóstico na área de saúde como acaba de mostrar que é na área jurídica, pode ganhar o Prêmio Nobel de Medicina. Depois de ser derrubada uma das melhores novidades legislativas do País nos últimos anos, o governador de Goiás divulgou o seguinte texto, que merece ganhar o Concurso Bula de Poesia: 

“Sobre a liminar concedida pelo ministro do Supremo Alexandre de Moraes, em ação proposta pelo Diretório Nacional do PT contra andamento de obras da nossa gestão, quero afirmar que cumprirei a decisão. Mas gostaria também de dizer que, durante a posse do ministro Edson Fachin na presidência do STF, no dia 29 de setembro, me encheu de esperança uma frase do novo presidente em seu discurso: ‘Ao direito o que é do direito. À política o que é da política’. O voto do ministro Alexandre de Moraes foi político”. Irretocável. 

Outra análise perfeita foi dita a O HOJE por Pedro Sales, presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra): “Perdemos a continuidade de algumas obras, porém o pior foi o exemplo”. Corretíssimo.

O exemplo: não tente consertar algo errado que esteja dando lucro para alguém, caso contrário são 17 anos na Papuda por escrever lei com batom.

A raiz do pepino é uma ação direta de inconstitucionalidade, a ADI 7.885, feita pelo PT. O Governo do Estado vai cumprir, mas discutindo. Como diz o procurador-Geral do Estado, Rafael Arruda, a decisão “não encerra o debate constitucional acerca do Programa de Parcerias do Fundeinfra”. O método é de duvidosa eficácia: “A PGE-GO, em trabalho de convencimento e diálogo institucional junto ao Supremo Tribunal Federal, demonstrará a juridicidade das leis estaduais que disciplinam a matéria, com o objetivo de reverter o entendimento liminar”.

Já foi o tempo em que o STF travava “diálogo institucional”. Constitucionalíssimo agora é ser disso aí que alguns chamam de esquerda, o restante está fazendo hora extra fora da cadeia. Por isso, o que o PT propôs foi uma Ação Direita (isso mesmo, direita) de Inconstitucionalidade. O ministro argumenta em sua questionável decisão que “esta Corte [o STF] já assentou o entendimento de que assiste aos Estados competência suplementar para legislar sobre licitação e contratação, desde que respeitadas as normas gerais estabelecidas pela União”.  Porém, escreve Moraes: “Lei estadual [a de Goiás] ampliou hipótese de dispensa de licitação em dissonância do que estabelece a Lei 8.666/1993”.

Moraes e uma lei revogada

A 8.666, citada pelo ministro, é um lixo autoritário enterrado e revogado. Foi substituída pela Lei 14.133/2021, que começou a valer no ano passado, mas não contem para Moraes. Em 2023, a iniciativa goiana havia enfrentado o STF na ADI 7.363, imposta em análise pela Confederação Nacional da Indústria. Como o relator foi outro, o ministro Dias Toffoli, a sessão virtual de 24 de abril daquele ano negou a liminar e as duas leis estaduais de 2022, a 21.670 e a 21.672, continuaram valendo até agora.

No frigir dos ovos, o que se percebe não é a violação ao inciso IV do artigo 167 da Constituição Federal. Esse dispositivo está na seção dos orçamentos e o 167 diz que são vedados alguns atos. Com o novo texto da Emenda Constitucional 42, de 2003, o inciso IV passou a ser assim:

IV – a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas a repartição do produto da arrecadação dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinação de recursos para as ações e serviços públicos de saúde, para manutenção e desenvolvimento do ensino e para realização de atividades da administração tributária, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, § 2º, 212 e 37, XXII, e a prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita, previstas no art. 165, § 8º, bem como o disposto no § 4º deste artigo.

A PGE-GO acha que “trata-se de tema de elevada complexidade técnica e jurídica”. Na realidade, é simples, pois no Mato Grosso do Sul existe, como informa a própria procuradoria:

“Esse modelo de contribuição facultativa já teve a sua constitucionalidade assinalada pelo Supremo Tribunal Federal – guardião da Constituição Federal – em algumas oportunidades, sobretudo quando a ADI nº 2056/MS, reconheceu a constitucionalidade de contribuição destinada ao FUNDERSUL, do Estado de Mato Grosso do Sul – instituto com contornos semelhantes à contribuição ao Fundeinfra”.

O problema é Caiado enfrentar Lula

Ninguém vê inconstitucionalidade nisso porque o governador Eduardo Riedel não vai concorrer com Luiz Inácio Lula da Silva pela Presidência da República. Conforme a PGE defendeu em 2023:

1) “A decisão da ADI 7.363 reafirmou um posicionamento histórico do STF e reconheceu a prerrogativa dos Estados em buscar a contribuição em prol do investimento público”;

2) “A contribuição facultativa ao Fundeinfra é mera condicionante à fruição de determinados incentivos fiscais e de regimes especiais de fiscalização tributária”;

3) “O termo ‘contribuição’ é utilizado como substantivo oriundo do verbo contribuir (para algo) – e não como denominação técnica de uma espécie tributária”.

É o produtor rural colaborando com as obras que ele mesmo vai usar e ele mesmo vai escolher quer pagar para construir – se viola alguma norma, é para atingir o próprio bolso e a qualidade das rodovias por onde vai transportar o que planta. Como disse o governador Ronaldo Caiado (este, sim, pré-candidato a enfrentar Lula mais uma vez nas urnas), basta ao STF agir como quer seu novo presidente: só no Direito, não na política.

Onde mora o perigo da decisão contra Goiás 

Estava escrito nas estrelinhas vermelhas que as decisões, sobretudo as monocráticas, da Suprema Corte iriam descer e atingir outros públicos além de deputados boquirrotos e gente que desfila em Brasília com a amarelinha da Seleção. Começou com políticos da oposição a Lula, agora chegou aos produtores rurais goianos e vai parar sabe-se lá quando ou onde, talvez nas Fossas Marianas, os lugares mais profundos do planeta. Em reportagem publicada neste domingo em ohoje.com, o presidente da Federação de Agricultura de Goiás, José Mário Schreiner, diz que foram atingidas quatro rodovias fundamentais, as que cuidariam dos maiores gargalos de escoamento das safras.

No Sul/Sudoeste do Estado, serão paralisadas as GOs 178, 180 e 461, que partem ou atravessam municípios como Rio Verde, Jataí, Itumbiara, Doverlândia, Porteirão. Na região da Estrada de Ferro, acaba com o sonho de pavimentação na GO-147, que liga Bela Vista a Silvânia. Os bilhões que bancam salários e outros gastos dos Três Poderes saem de entroncamentos como o da GO-210, na saída de Rio Verde para Montividiu. Há filas de carretas lotadas de grãos.

CompartilhadoTweetEnviarEnviar
Postagem Anterior

Michelle ataca Lula, Janja e esquerda durante evento em Rio Verde

Próxima Postagem

Afinal, de quem deve ser a vaga de Barroso no STF?

Administrador

Administrador

Biografica do Autor

Leia Também

afinal,-de-quem-deve-ser-a-vaga-de-barroso-no-stf?
Política

Afinal, de quem deve ser a vaga de Barroso no STF?

13 de outubro de 2025
michelle-ataca-lula,-janja-e-esquerda-durante-evento-em-rio-verde
Política

Michelle ataca Lula, Janja e esquerda durante evento em Rio Verde

13 de outubro de 2025
frente-fria-provoca-instabilidade-e-pode-trazer-pancadas-de-chuva-em-todo-o-estado-de-goias-nesta-segunda-(13)
Política

Frente fria provoca instabilidade e pode trazer pancadas de chuva em todo o estado de Goiás nesta segunda (13)

12 de outubro de 2025
Próxima Postagem
afinal,-de-quem-deve-ser-a-vaga-de-barroso-no-stf?

Afinal, de quem deve ser a vaga de Barroso no STF?

Mais Notícias

goias-registra-152-casos-de-meningite-e-21-mortes-em-2025

Goiás registra 152 casos de meningite e 21 mortes em 2025

13 de outubro de 2025

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou que, até o momento, 152 casos de meningite foram confirmados...

goias-cresce-em-empregos,-mas-desigualdade-de-renda-desafia-o-estado

Goiás cresce em empregos, mas desigualdade de renda desafia o Estado

13 de outubro de 2025

Os dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo IBGE, mostram que Goiás alcançou 59,42% de população ocupada e figura...

audiovisual-brasileiro-movimenta-r$-70-bilhoes-e-impulsiona-mais-de-600-mil-empregos

Audiovisual brasileiro movimenta R$ 70 bilhões e impulsiona mais de 600 mil empregos

13 de outubro de 2025

Nos últimos anos, o Brasil tem se destacado no cenário internacional com produções audiovisuais que conquistam crítica e público. Filmes...

natal-do-bem-2025-promete-encantar-mais-de-2-milhoes-de-visitantes-no-centro-cultural-oscar-niemeyer

Natal do Bem 2025 promete encantar mais de 2 milhões de visitantes no Centro Cultural Oscar Niemeyer

13 de outubro de 2025

O Governo de Goiás deu início à montagem do Natal do Bem 2025, que será realizado de 14 de novembro...

newsgyn

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Navegue

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Siga-nos

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Bem vindo de volta!

Entrar na conta

Senha esquecida?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Conecte-se

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Conecte-se