Bruno Goulart
O entrevistado da última edição do programa Momento Político, do Grupo O HOJE, é o prefeito de Jataí, Geneilton Assis (PL). Ao jornalista Wilson Silvestre, o gestor público destacou o avanço das obras do aeroporto de Jataí, que estavam paradas há anos.
Segundo Geneilton, a atual gestão rompeu com a empresa responsável, convocou a segunda colocada e conseguiu dar ritmo à construção. Em pouco mais de um mês, 13% da obra foi executada, índice que não havia sido alcançado em 13 anos. Geneilton informou ainda que o terminal de passageiros já está em fase de construção e deve ser entregue no próximo ano.
A área de segurança pública também tem recebido investimentos. O prefeito lembrou a entrega da nova sede da Guarda Civil Municipal (GCM) e anunciou a criação da primeira escola da GCM do Brasil, prevista para entrar em funcionamento em 2026, em Jataí.
Outro destaque foi o avanço da pavimentação urbana e rural. “Entregamos 22km de asfalto e vamos entregar mais aproximadamente 45km, quase 70km de asfalto em estradas vicinais”, explicou.
Leia mais: Caiado reforça combate ao crime organizado após “salve” aos mortos no Rio
Na educação, Geneilton relatou que o município tem buscado inovação pedagógica. As crianças das creches já recebem aulas de inglês. E a rede municipal implementou uma metodologia canadense voltada para o ensino de empreendedorismo. “Nós trouxemos essa disciplina para os nossos alunos do quinto ano. É o que há de melhor no mundo, e estamos levando para Jataí”, observou.
Inclusão social
Titular da Coluna Xadrez, Wilson Silvestre, foi quem conduziu a entrevista. Foto: Bruna Caetano/O HOJE
O prefeito também destacou os bons resultados na geração de empregos formais. Segundo Geneilton, Jataí tem “todo o sistema S implementado”, o que permite qualificação e capacitação da mão de obra local. Com isso, o município superou a marca de 1 mil empregos com carteira assinada, “na contramão totalmente do País”.
Geneilton também disse que a cidade deve lançar, no próximo ano, um novo modelo de moradia popular inspirado em condomínios verticais, semelhante ao Minha Casa, Minha Vida. O município fornecerá os terrenos, e os empreendimentos contarão com áreas de convivência e infraestrutura organizada. “Já fizemos o dever de casa. Já estamos em parte de licitação. No ano que vem a gente começa a construir”, afirmou.
Na área social, o prefeito destacou o programa Prefeitura nos Bairros, que leva os serviços municipais diretamente às comunidades, e o projeto Metamorfose, voltado para pessoas em situação de rua. O programa oferece acolhimento, tratamento e reinserção no mercado de trabalho. “Recolhemos 12 pessoas, dez ficaram, uma voltou e outra foi para a cidade de origem. Hoje você não vê mais andarilhos como antes”, relatou.
Geneilton também comentou ações de ressocialização de presos, que produzem pré-moldados dentro do presídio em parceria com a prefeitura. Para o prefeito de Jataí, essa é uma forma de dar oportunidade a quem quer recomeçar. “Isso é inclusão social de verdade”, destacou.
Eleições 2026
Geneilton defendeu o nome do senador e presidente estadual do PL, Wilder Morais, como candidato ideal ao Governo de Goiás. Segundo o prefeito, o parlamentar tem um perfil próximo do povo e pode repetir o caminho vitorioso que o próprio Geneilton percorreu na eleição municipal.
O prefeito afirmou que Wilder “não está querendo entrar no meio dessa briga ainda”, mas diz acreditar que sua caminhada será parecida com a de 2024, quando venceu a disputa em Jataí após começar com apenas 2% das intenções de voto. “O povo goiano está carente e vai escolher o Wilder para ser o próximo governador do Estado de Goiás”, declarou.
Ao comentar a pré-candidatura do vice-governador Daniel Vilela (MDB), o prefeito avaliou que o cenário político ainda está indefinido. Para Geneilton, se o alto índice de aprovação do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) se refletisse em Daniel, “o vice tinha que estar no mínimo aí com 60% de intenção de voto”.
Mesmo tendo feito oposição a Caiado na campanha municipal, Geneilton afirmou que mantém uma relação respeitosa e colaborativa com o governo estadual. O prefeito ressaltou que Jataí não pode se isolar e que a parceria com o Estado é essencial para o desenvolvimento. “Nós precisamos de parceiros. O Governo de Goiás é um importante parceiro para que possamos ter desenvolvimento”, pontuou. (Especial para O HOJE)








