Pela terceira vez no terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve visitar Goiânia na próxima sexta-feira (17) para participar da inauguração da implantação do tratamento secundário da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Dr. Hélio Seixo de Brito. O evento também contará com a presença do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).
A circunstância para a visita do presidente da República é que a obra da ETE, conduzida pela Saneago, recebeu recursos tanto do governo estadual quanto do federal. Com isso, o convite do Governo de Goiás ao Palácio do Planalto é protocolar. Cabe ao Executivo federal aceitar ou não. Desta vez, ao que tudo indica, Lula teria aceitado participar da inauguração.
Apesar de ser a terceira vinda do petista ao Estado neste mandato, será a primeira vez que o presidente irá dividir o palanque com o governador goiano. Quando visitou a capital do Estado pela primeira vez na terceira gestão à frente do Palácio do Planalto, para a inauguração do BRT Norte-Sul, em setembro de 2024, o representante do Executivo estadual foi o vice-governador Daniel Vilela (MDB). Na ocasião, Caiado estava de férias na Grécia.
Na segunda agenda que cumpriu no município, em julho deste ano, Lula veio para o Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE). O evento, tomado pela militância de esquerda, não contou com a presença de qualquer autoridade do governo estadual. Entre os aliados de Caiado, somente o prefeito Sandro Mabel (União Brasil) compareceu ao evento, em uma visita relâmpago, apenas para cumprimentar o presidente.
O ministro de Cidades, Jader Barbalho Filho (MDB), deve vir a Goiânia acompanhar o chefe do Executivo federal. Além disso, é esperado que os parlamentares petistas goianos recepcionem o presidente no hangar do Aeroporto Santa Genoveva, assim como ocorreu na vinda de Lula para o congresso da UNE. Na ocasião, todos os vereadores, deputados estaduais e federais goianos foram recepcionar Lula e a delegação que veio para a capital goiana.
Já Caiado deve ir ao evento acompanhado de Vilela e de seus secretários, como de costume nas inaugurações de obras do governo estadual. O evento também consta na agenda de Mabel.
Leia mais: Após demissões, Lula revela sua força e coleciona críticas
Lula e Caiado devem participar de inauguração da Saneago | Foto: Reprodução
Lula e Caiado: encontro de opositores
Opositores de longa data, a relação entre Caiado e Lula se intensificou nos últimos meses. O chefe do Executivo estadual é pré-candidato à Presidência da República e pretende angariar apoio suficiente para, na ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ser o representante da direita na disputa eleitoral do ano que vem, na qual Lula deve disputar a reeleição. Desde que lançou sua pré-candidatura em abril deste ano, o governador goiano fechou o cerco em relação às críticas à gestão petista.
Apesar da relação política conflituosa e do posicionamento ideológico diferir, a expectativa é que o evento que reunirá Lula e Caiado em Goiânia tenha um clima amistoso e cordial entre as partes. O esperado é que a inauguração tenha caráter institucional — principalmente por se tratar de uma obra que é resultado da parceria entre os governos estadual e federal. (Especial para O HOJE)