newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Login
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Em apoio a Tarcísio, The Economist critica a idade de Lula e rejeita Flávio Bolsonaro

Administrador Por Administrador
2 de janeiro de 2026
Em Política
A A
em-apoio-a-tarcisio,-the-economist-critica-a-idade-de-lula-e-rejeita-flavio-bolsonaro

Em apoio a Tarcísio, The Economist critica a idade de Lula e rejeita Flávio Bolsonaro

Em meio às várias críticas relativas à tentativa de reeleição de Lula (PT), uma das que mais se destacam é sobre a idade do presidente como algo que possa impedi-lo de governar caso seja reeleito. Desta vez, a opinião foi da revista britânica The Economist, que, por meio de um editorial, afirmou que Lula não deveria disputar reeleição por ser “tão idoso”. 

O editorial da revista britânica argumenta que o País possui outras alternativas para presidente da República que seriam melhores do que nomes como Lula ou Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O texto não faz menção ao restabelecimento da harmonia das instituições democráticas sob gestão do petista. 

Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – Créditos: Ricardo Stuckert/PR
“Apesar de todo o seu talento político, é simplesmente arriscado demais para o Brasil ter alguém tão idoso no poder por mais quatro anos. Carisma não é escudo contra o declínio cognitivo”, diz a publicação. Aliados do presidente da República não deixaram barato o posicionamento da revista e partiram para o contra-ataque por meio de mensagens direcionadas ao veículo através das redes sociais. 

Acesse também: Ano novo pode vir com possível reconciliação entre Senado e Planalto

A defesa feita pelos aliados de Lula destacou avanços feitos na atual gestão do Palácio do Planalto, como o crescimento do emprego, o aumento dos salários e da renda das famílias, e alegaram que a revista faz publicações, como esta sobre Lula, para atender interesses de mercado e de grupos ligados ao sistema financeiro global. 

Para Gleisi, a publicação defende a retomada de políticas orientadas pelo mercado em detrimento de programas sociais – Foto: Reprodução/Instagram
“A revista do sistema financeiro global, dos que fazem fortunas sem produzir nada, prefere que o Brasil volte a ser submetido aos mandamentos do ‘mercado’, abandonando as políticas públicas voltadas para o povo, o crescimento do emprego, dos salários e da renda das famílias”, alegou Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. 

Críticas à revista
Gleisi criticou a posição da revista de apoiar a possível candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao Palácio do Planalto. Apesar de já ter se reunido com Jair Bolsonaro (PL), o que despertou grandes suspeitas sobre o apoio do ex-presidente à candidatura de Tarcísio para presidente, o chefe do Executivo paulista sinalizou interesse em disputar reeleição ao Palácio dos Bandeirantes. 

“Não é para o ‘bem do Brasil’ que preferem Tarcísio; é por seus interesses, que não são os do País nem do povo brasileiro”, rebateu Gleisi. Em concordância com a ministra, o presidente do PT, Edinho Silva, também argumentou que o incômodo da mídia britânica não está relacionado com questões vinculadas à idade de Lula e sim pelo Brasil ter se tornado mais forte e soberano nos últimos anos. 

“Quando falta argumento político, sobra preconceito. Quando falta dado, inventa-se narrativa. Eles tentam desqualificar o presidente Lula com base na idade e com falsas premissas e esquecem de dizer que o País está com o menor desemprego da história, a maior renda médica da história e com a menor média da inflação”, escreveu Edinho nas redes. 

Edinho Silva, presidente nacional do PT – Créditos: Divulgação/PT
América latina e eleições
Em entrevista ao O HOJE, o cientista político Lehninger Mota faz uma análise sobre a conjuntura eleitoral da América Latina e sinaliza que o cenário não é positivo no sentido de gerar esperança para a eleição de governantes progressistas. “Ao analisarmos os fatos que vêm ocorrendo principalmente na América Latina como eleições de presidentes à direita, que aconteceu na Argentina e agora mais recentemente no Chile, nós temos uma leva de presidentes conservadores eleitos nos países do sul global.” 

Lula diz que Trump é amigo, mas núcleo do PT se preocupa com possível apoio do republicano a uma candidatura forte de direita – Créditos: Ricardo Stuckert/PR, Official White House Photo by Daniel Torok e Jefferson Rudy/Agência Senado
Mota avalia que o surgimento de uma candidatura forte de direita para disputar o Palácio do Planalto com Lula pode não necessariamente corresponder às expectativas da revista The Economist, que apoia candidaturas mais “moderadas”.

“A possível candidatura de Flávio com certeza vai ter o apoio de todos esses presidentes [de direita] e, também, do presidente norte-americano Donald Trump. Nesse sentido, é preciso considerar que isso diz respeito a votos ideológicos que, inclusive, respondem também ao apoio do Bolsonaro à candidatura de Flávio e, consequentemente, correspondem às vontades de governantes de direita como Trump”, explica o cientista político ao O HOJE. (Especial para O HOJE)

CompartilhadoTweetEnviarEnviar
Postagem Anterior

STF vai ter um ano de amargar se não tiver Código de Ética

Próxima Postagem

Vila Nova anuncia Janderson e encaminha saída de Pajé

Administrador

Administrador

Biografica do Autor

Leia Também

pl-descarta-de-toni-e-aposta-em-carlos-bolsonaro-para-o-senado
Política

PL descarta De Toni e aposta em Carlos Bolsonaro para o Senado

5 de fevereiro de 2026
em-ano-eleitoral,-fim-da-escala-6×1-forca-convergencia-entre-governo-e-oposicao
Política

Em ano eleitoral, fim da escala 6×1 força convergência entre governo e oposição

5 de fevereiro de 2026
valdemar-costa-neto-tenta-convencer-caroline-de-toni-a-recuar-da-candidatura
Política

Valdemar Costa Neto tenta convencer Caroline De Toni a recuar da candidatura

5 de fevereiro de 2026
Próxima Postagem
vila-nova-anuncia-janderson-e-encaminha-saida-de-paje

Vila Nova anuncia Janderson e encaminha saída de Pajé

Mais Notícias

brasileirao-feminino-a1-2026-comeca-em-fevereiro-com-tabela-definida-e-mais-clubes-na-disputa

Brasileirão Feminino A1 2026 começa em fevereiro com tabela definida e mais clubes na disputa

5 de fevereiro de 2026

A Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol 2026 já tem data para começar. Faltando apenas oito dias para...

com-3-acessos-na-carreira,-dodo-e-apresentado-e-projeta-titulos-no-vila-nova

Com 3 acessos na carreira, Dodô é apresentado e projeta títulos no Vila Nova

5 de fevereiro de 2026

O Vila Nova Futebol Clube apresentou oficialmente, nesta terça-feira (3/2), o meia Dodô como seu novo reforço para a temporada...

goianao:-7a-rodada-define-classificados-e-incendeia-a-briga-pela-lideranca

Goianão: 7ª rodada define classificados e incendeia a briga pela liderança

5 de fevereiro de 2026

O Campeonato Goiano 2026 encerrou sua sétima rodada nesta segunda-feira (2) com um cenário de definições importantes. Com os empates...

pl-descarta-de-toni-e-aposta-em-carlos-bolsonaro-para-o-senado

PL descarta De Toni e aposta em Carlos Bolsonaro para o Senado

5 de fevereiro de 2026

A deputada federal Caroline De Toni decidiu deixar o Partido Liberal (PL) após reunião realizada na quarta-feira (4), em Brasília,...

newsgyn

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Navegue

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Siga-nos

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Bem vindo de volta!

Entrar na conta

Senha esquecida?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Conecte-se

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Conecte-se