O documentário “Apocalipse nos Trópicos” chega nesta segunda-feira (14) ao catálogo da Netflix. A produção brasileira ganhou destaque internacional após ser exibida no Festival de Veneza de 2024.
Dirigido por Petra Costa, o filme investiga o crescimento da participação de líderes evangélicos na política brasileira e acompanha figuras centrais como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o pastor Silas Malafaia desde antes das eleições de 2022.
Leia mais: O tiro dos Bolsonaro pode ter saído pela culatra. Só não se sabe até quando
Em entrevista à CNN, Petra explicou que a produção revela como igrejas evangélicas ocuparam espaços durante a pandemia, oferecendo serviços espirituais e psicológicos onde o Estado não chegava, mas também fomentando discursos negacionistas. “Ficou muito clara a onipresença evangélica no período de crise, tanto ajudando quanto alimentando visões como ‘Jesus cura Covid’ e a ideia de que o vírus seria um sinal do Apocalipse”, relatou a diretora.
O filme destaca que o número de evangélicos no Brasil cresceu 35% nos últimos 40 anos, o que Petra Costa chama de “uma das mudanças religiosas mais rápidas da humanidade”. Com Silas Malafaia como um dos principais interlocutores, o documentário retrata o apoio do segmento ao governo Bolsonaro e os desafios de Lula para dialogar com essa base.
Assista ao trailer de “Apocalipse nos Trópicos”
O post Documentário sobre evangélicos e política no Brasil estreia na Netflix apareceu primeiro em O Hoje.