newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Login
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Divisão de apoios vai deixar cidades grandes sem deputados

Administrador Por Administrador
5 de setembro de 2025
Em Política
A A
divisao-de-apoios-vai-deixar-cidades-grandes-sem-deputados

Divisão de apoios vai deixar cidades grandes sem deputados

O título de eleitor de Ronaldo Caiado é de Nova Crixás (13.095 habitantes), no Vale do Araguaia. Dos três senadores, Jorge Kajuru é paulista, Wilder Morais é de Taquaral (4.146) e Pedro Chaves é de São Domingos (9.581), no Nordeste goiano. São municípios fora da lista dos 70 com mais moradores. Das 10 maiores cidades fora a Capital (Goiânia tem 1.494.599), apenas dois elegeram deputados federais, Rio Verde (Marussa Boldrin) e Luziânia (Célio Silveira). Aparecida (550.925) e Anápolis (415.847) têm juntas quase 1 milhão de vidas humanas e não conseguiram ter integrantes no Legislativo nacional – o que é quase desumano. A tendência é ficar ainda mais difícil, pois se as redes sociais ampliam a divisão, mesmo falando-se de quem milita na política por ser vocacionado a servir àquele lugar, ainda que tenha vindo de outros Estados. 

Mesmo que não sejam os natos, alguns da Câmara dos Deputados continuam militando em municípios de porte médio. Adriana Accorsi é natural de Itapuranga (26.574). Adriano do Baldy é da antiga Capital, Goiás (24.233). Ismael Alexandrino é de São Luís de Montes Belos (35.031). Rubens Otoni é de Goianésia (77.014). São mineiros José Nelto, Lêda Borges, Flávia Morais e Daniel Agrobom, que representa Bom Jesus (24.701 moradores), onde foi e seu filho e xará é prefeito. Glaustin da Fokus nasceu em Goiânia, porém seu pai é prefeito em Aragoiânia (12.554). Professor Alcides é baiano e Magda Mofatto, paulista. Goiânia é terra natal de Silvye Alves, Jeferson Rodrigues, Gustavo Gayer e Zacharias Calil. 

Rompendo os limites da razão

Pela quantidade desarrazoada de pré-candidaturas que aparecem nas conversas e na internet, e mais ainda nas conversas de internet, as grandes vítimas podem ser as de sempre, as cidades grandes. Lêda representa Valparaíso (7ª maior, com 213.506), que agora vai se dividir entre o ex-prefeito Pábio Mossoró e os trocentos paraquedistas.

Outra carrada de aventureiros não vai deixar Rio Verde sem nome no Congresso porque o presidente da Federação de Agricultura (Faeg), José Mário Schreiner, estaria se reaproximando de sua afilhada Marussa. O ex-prefeito Paulo do Vale cresceu tanto que está mais cotado para suplente de Senado na chapa de Gracinha Caiado ou vice de Daniel Vilela para governador. Pode ficar tentado a lançar ao Congresso o filho, Lucas do Vale, que tem reeleição certa na Assembleia Legislativa.

O marido chegou 1º

A nº 1 do Entorno do Distrito Federal, Águas Lindas (4ª do Estado, 240.613) teve um deputado federal neste mandato, o suplente Hildo do Candango, ex-prefeito que assumiu interinamente no lugar de Jeferson Rodrigues. A atual vice do prefeito Lucas Antonieti, Aleandra Souza, é casada com Hildo, que vai ser apoiado pelos dois. Em 2018, Aleandra era favorita para se eleger deputada federal quando o então senatoriável Marconi Perillo a convenceu a ser sua suplente. Marconi estava disparado na frente, mas acabou em 5º lugar e, na casa dos Candango, o marido acabou chegando 1º ao Congresso Nacional. 

 

Luziânia (218.872), que durante por dois séculos foi a maior do Leste até ser superada por Águas Lindas em 2018, é um celeiro de políticos relevantes, como o deputado federal Célio Silveira e o conselheiro Valcenôr Braz, ambos ex-prefeitos locais. Há um dado a se considerar: não importa o tamanho da cidade, o que vale é o tamanho do esforço do candidato. Célio, por exemplo, circula o Estado inteiro, e em 2022 contou com apoios fechados em polos importantes, a começar dos de porte médio (Itapaci) e Morrinhos (53.640), com a característica de concentrarem os equipamentos públicos da circunvizinhança.

O trator do Sudoeste

Há também os líderes regionais que, por gratidão a serviços prestados, ajudam candidatos da Capital. O secretário de Infraestrutura do Governo Caiado, Adib Elias, maior nome da política no Sudeste do Estado, apoia José Nelto em Catalão (120.789), Ipameri (26.163) e dezenas de outras cidades vizinhas. Nos últimos 50 anos, as maiores lideranças de Goiás vieram de lugares pequenos do interior. Iris Rezende era de Cristianópolis (3.630). A mãe de Marconi Perillo veio dar à luz em Goiânia, mas ele fez política a partir de Palmeiras (33.749). Lúcia Vânia foi primeira-dama de Goiás, deputada federal, duas vezes senadora, ministra do Social (Governo FHC) e nasceu em Cumari (2.955) – aliás, Cumari é no Sudeste e ali Adib também apoia Nelto.

Quem não tem parlamentar fica com menos verbas

Há cidades sem dono, como Goiânia e Aparecida, onde todo mundo faz campanha. E há as bairristas, como Rio Verde, que separa a turma por ideologia ou religião, desde que os candidatos sejam de lá mesmo. Tem casos como o de Inhumas, que durante 32 anos contou com o deputado federal Roberto Balestra, às vezes com seu adversário local Luiz Soyer no mesmo Plenário. Não importa: que legislar e fiscalizar que nada, a população, incitada pelos prefeitos quer deputado para trazer recursos. Sem representante na Câmara e/ou no Senado, fica ser ter com quem brigar por suas emendas.

Os maiores carreadores de verbas para os municípios eram os então deputados federais Jovair Arantes, Sandes Júnior e Pedro Chaves, suplente de Vanderlan Cardoso que está em seu lugar no Senado. O repórter viu algumas das reuniões para dividir o dinheiro a que Goiás tinha direito, antes da explosão financeira com emendas PIX e outras novidades, e testemunhou brigas homéricas. Quem ficava calado perigava sair de mãos vazias e bolsos mais ainda.

Barbosa Neto, que foi deputado federal e representava Itaberaí (46.943), era bom de luta por seus municípios. A atual coordenadora da bancada goiana, Flávia Morais, também se agiganta na hora de defender as cidades que mais a ajudam. Os detentores de mandatos municipais conhecem o jogo, sabem que bons projetos até colaboram com a prospecção de dinheiro, mas o que resolve mesmo é ter um Jovair para conseguir os montantes e satisfazer a todos.

O post Divisão de apoios vai deixar cidades grandes sem deputados apareceu primeiro em O Hoje.

CompartilhadoTweetEnviarEnviar
Postagem Anterior

Lula usa almoço com ministros do União Brasil para mostrar divisão na oposição

Próxima Postagem

Cinco estudantes de medicina perdem bolsas integrais

Administrador

Administrador

Biografica do Autor

Leia Também

lula-usa-almoco-com-ministros-do-uniao-brasil-para-mostrar-divisao-na-oposicao
Política

Lula usa almoço com ministros do União Brasil para mostrar divisão na oposição

5 de setembro de 2025
anistia-ganha-forca,-paralelamente-ao-julgamento-de-bolsonaro
Política

Anistia ganha força, paralelamente ao julgamento de Bolsonaro

5 de setembro de 2025
mabel-busca-lider-na-camara-que-atenda-pre-requisitos
Política

Mabel busca líder na Câmara que atenda pré-requisitos

5 de setembro de 2025
Próxima Postagem
cinco-estudantes-de-medicina-perdem-bolsas-integrais

Cinco estudantes de medicina perdem bolsas integrais

Mais Notícias

producao-de-conteudo-digital-movimenta-empregos-e-amplia-renda-no-pais

Produção de conteúdo digital movimenta empregos e amplia renda no país

5 de setembro de 2025

A chamada creator economy brasileira, que reúne profissionais dedicados à criação de conteúdos digitais transformados em produtos e serviços, consolidou-se...

concurso-cge-sp-abre-200-vagas-com-salario-inicial-de-r$-17,8-mil

Concurso CGE-SP abre 200 vagas com salário inicial de R$ 17,8 mil

5 de setembro de 2025

A Controladoria-Geral do Estado de São Paulo (CGE-SP) publicou nesta quarta-feira (3) o edital de abertura do seu primeiro concurso...

medica-que-raptou-recem-nascida-em-uberlandia-e-demitida-da-ufu

Médica que raptou recém-nascida em Uberlândia é demitida da UFU

5 de setembro de 2025

A médica Claudia Soares Alves, que raptou uma recém-nascida de apenas três horas de vida no Hospital de Clínicas da...

cinco-estudantes-de-medicina-perdem-bolsas-integrais

Cinco estudantes de medicina perdem bolsas integrais

5 de setembro de 2025

Cinco estudantes de medicina de uma universidade de Anápolis tiveram as bolsas integrais canceladas após a identificação de irregularidades em...

newsgyn

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Navegue

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Siga-nos

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Bem vindo de volta!

Entrar na conta

Senha esquecida?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Conecte-se

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Conecte-se