newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Login
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Cooperativas denunciam retrocesso na coleta seletiva após contrato com Limpa Gyn

Administrador Por Administrador
8 de outubro de 2025
Em Política
A A
cooperativas-denunciam-retrocesso-na-coleta-seletiva-apos-contrato-com-limpa-gyn

Cooperativas denunciam retrocesso na coleta seletiva após contrato com Limpa Gyn

Os vereadores da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Limpa Gyn prosseguiram com as oitivas do colegiado na última terça-feira (7), durante reunião ordinária na Câmara Municipal de Goiânia. Prestaram depoimentos dois representantes das cooperativas de lixo reciclável: Dulce Helena do Vale, representante da Cooper-Rama, e Claubi Ferreira Lemos, representante da cooperativa Beija-Flor.

Logo no início da oitiva, Dulce apresentou queixas aos vereadores. Segundo a representante, a partir do edital que contratou a Limpa Gyn para coleta de lixo e varrição da cidade, não houve um plano de transição destinado às cooperativas de lixo reciclável. a depoente afirmou que em 2023, durante o processo de contratação da Limpa Gyn, as cooperativas procuraram os vereadores para elaboração de um plano de transição a fim de não prejudicar o trabalho dos cooperadores, porém nunca obtiveram retorno dos parlamentares.

Dulce, que representa a Cooper-Rama há 19 anos, alegou que houve retrocesso no trabalho de coleta seletiva após a terceirização do trabalho para o consórcio. “A gente vinha de um programa que estava dando certo, que vinha há anos se adequando. A própria população estava engajada e entregando o material. De repente, acabou tudo. Sem nenhum planejamento. As cooperativas ficaram sem material para trabalhar. Teve cooperativa que ficou 20 dias parada”, afirmou Helena.

A representante da Cooper-Rama destacou que a quantidade de lixo reciclável entregue para as cooperativas diminuiu desde que a Limpa Gyn assumiu o serviço. Helena ressaltou que isso resultou na queda do número de trabalhadores nas cooperativas e no salário recebido. “A Cooper-Rama, que já teve entre 40 e 50 cooperados, hoje tem 12. Teve mês que a gente tirou R$ 900, R$ 600”, afirmou. Dulce ressaltou que, anteriormente, os vencimentos de um cooperado eram, em média, um salário mínimo e que, em algumas cooperativas maiores, “era possível receber até três salários”.

Em seu depoimento, Claubi, representante da Beija-Flor, explicou que a divisão do lixo coletado para as cooperativas é feita de acordo com a capacidade de cada associação em receber o material. De acordo com Ferreira, o papelão é o material mais recebido pelas associações.

Medição do lixo
Dulce e Claubi disseram ao colegiado que apenas uma das 12 cooperativas que recebem lixo reciclável possui balança para medir a quantidade de material. A medição é feita de acordo com o nível de material nos caminhões-baús da coleta seletiva, sem precisão acertada. Os cooperadores atestam, no “olhômetro”, se o nível do conteúdo no baú é baixo, médio ou alto. Segundo os representantes, é levada em consideração a capacidade de volume, em metros cúbicos, do baú do caminhão.

O vereador Sanches da Federal (PP) classificou a maneira de se medir o lixo como “amadora”. “Pode estar se pagando a mais do que realmente tem ali no caminhão. O que o fiscalizador tem que fazer é tentar objetivar, principalmente, esse pagamento. O que a gente observa é um método totalmente subjetivo. No olhômetro, a pessoa pode marcar se é baixo, médio ou alto. Não estou fazendo ilações, mas pode gerar uma facilidade de corromper alguém, já que não há como se auditar posteriormente”, destacou o parlamentar.

O presidente da CEI, Welton Lemos (Solidariedade), afirmou que o colegiado identificou “uma falha grave”, assim como aconteceu na visita dos vereadores ao aterro sanitário. “Não há uma forma de gestão eficiente do recebimento dos resíduos. Não há uma medida correta feita para um contrato desse tamanho”, disse o vereador. Lemos sugeriu que uma central de recebimento do material coletado seja criada pela Prefeitura de Goiânia.

Requerimento
O vereador Fabrício Rosa (PT) apresentou um requerimento durante a reunião para que a CEI solicite à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) o “inteiro teor do processo licitatório” que consagrou a Limpa Gyn como vencedora da disputa pela terceirização do serviço de coleta de lixo e varrição. Além da convocação, para depoimento, de todos os servidores responsáveis pela condução do processo licitatório. (Especial para O HOJE)

CompartilhadoTweetEnviarEnviar
Postagem Anterior

MP de compensação do IOF tem até hoje para ser votada no Congresso

Próxima Postagem

Os 2 anos da guerra em Gaza é foco internacional

Administrador

Administrador

Biografica do Autor

Leia Também

mp-de-compensacao-do-iof-tem-ate-hoje-para-ser-votada-no-congresso
Política

MP de compensação do IOF tem até hoje para ser votada no Congresso

8 de outubro de 2025
ja-que-a-direita-nao-quer,-so-a-economia-pode-vencer-lula
Política

Já que a direita não quer, só a economia pode vencer Lula

8 de outubro de 2025
ciro-nogueira-pede-ao-stf-autorizacao-para-visitar-bolsonaro
Política

Ciro Nogueira pede ao STF autorização para visitar Bolsonaro

7 de outubro de 2025
Próxima Postagem
os-2-anos-da-guerra-em-gaza-e-foco-internacional

Os 2 anos da guerra em Gaza é foco internacional

Mais Notícias

chuvas-voltam-a-ser-registradas-em-cinco-cidades-de-goias,-mas-calor-intenso-continua-no-estado

Chuvas voltam a ser registradas em cinco cidades de Goiás, mas calor intenso continua no estado

8 de outubro de 2025

Goiás voltou a registrar chuva em algumas regiões nesta terça-feira (7), depois de um longo período de tempo seco e...

rildo-soares-e-indiciado-por-feminicidio,-estupro-e-ocultacao-de-cadaver-de-elisangela-souza;-ele-e-suspeito-de-11-outros-casos

Rildo Soares é indiciado por feminicídio, estupro e ocultação de cadáver de Elisângela Souza; ele é suspeito de 11 outros casos

8 de outubro de 2025

O investigado Rildo Soares dos Santos, de 33 anos, foi oficialmente indiciado por feminicídio, estupro, ocultação de cadáver e furto...

homem-e-preso-apos-violar-medida-protetiva-e-ameacar-a-vitima-de-morte

Homem é preso após violar medida protetiva e ameaçar a vítima de morte

8 de outubro de 2025

Homem é preso após descumprimento de ordens protetivas em relação à sua ex-companheira. Na última quinta-feira (02), a vítima fez...

arma-de-fogo-ilegal-e-apreendida-pela-policia-civil-em-silvania

Arma de fogo ilegal é apreendida pela Polícia Civil em Silvânia

8 de outubro de 2025

Um homem foi preso em flagrante por posse ilegal de equipamento de fogo, em Silvânia (GO). O armamento foi apreendido...

newsgyn

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Navegue

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Siga-nos

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Bem vindo de volta!

Entrar na conta

Senha esquecida?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Conecte-se

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Conecte-se