newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Login
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Congresso derruba vetos de Lula sobre licenciamento ambiental

Administrador Por Administrador
28 de novembro de 2025
Em Política
A A
congresso-derruba-vetos-de-lula-sobre-licenciamento-ambiental

Congresso derruba vetos de Lula sobre licenciamento ambiental

Em sessão conjunta realizada nesta quinta-feira (27), em Brasília, o Congresso Nacional derrubou 52 vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto que redesenha as regras do licenciamento ambiental (PL 2159/21), impondo uma derrota direta ao governo e reacendendo o embate político entre o Planalto e a cúpula do Legislativo. Na Câmara, o placar foi de 295 a 167, e no Senado, 52 a 15.

A votação por cédula eletrônica contou com mais de 260 deputados favoráveis à derrubada de 24 itens, enquanto no Senado os mesmos trechos receberam 50 votos – números bem acima do mínimo constitucional exigido. Outros dispositivos foram enfrentados em destaques apresentados por PT e PSOL, mas também acabaram derrotados.

A reversão dos vetos recoloca em vigor pontos centrais do PL, que foi apelidado por críticos de “PL da Devastação”. O resultado da votação demonstrou o atrito político entre o Executivo e o Congresso, que vem demonstrando crescente autonomia frente ao governo. A medida também reacende o debate sobre retrocessos na proteção ambiental, já que normas simplificadas poderão ser aplicadas até mesmo em empreendimentos com potencial risco ambiental.

O bloco ruralista também teve protagonismo na derrubada dos demais vetos de Lula. Para seus representantes, as novas regras reduzem entraves burocráticos e destravam projetos de infraestrutura. Para críticos, porém, representam uma ameaça concreta à governança ambiental do país, podendo liberar empreendimentos até mesmo com “risco relevante”, como barragens de rejeito.

Já organizações ambientais e entidades civis classificam a decisão como um retrocesso que enfraquece a política de proteção ambiental, ampliando tensões entre o Legislativo e o governo Lula em temas sensíveis à agenda socioambiental.

Alguns parlamentares se manifestaram nas redes sociais. A deputata federal, Carol de Toni (PL-SC), publicou no X, na noite de quinta-feira: “O governo acaba de sofrer uma das maiores derrotas no Congresso. A tentativa de desfigurar o Licenciamento Ambiental com vetos ideológicos e burocráticos caiu por terra diante da força da bancada do agro. Há mais de 20 anos o setor produtivo espera uma legislação moderna, eficiente e capaz de destravar obras de infraestrutura, gerar empregos e atrair investimentos. O governo tentou barrar. O Congresso disse NÃO”.

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) afirmou na tribuna que a aprovação da Lei do Licenciamento Ambiental “é um retrocesso e uma vergonha para o Brasil”, por ser oriunda de um “projeto que fere de morte conquistas nacionais, como a proteção da Mata Atlântica”. Também contrária à derrubada dos vetos, a deputada Talíria Petrone (Psol-RJ) disse que os parlamentares deveriam estar pensando e debatendo sobre transição energética justa, em como afastar o uso de combustíveis fosseis, em políticas de mitigação e adaptação, em desmatamento zero.

Líder da Oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN) apontou que “os órgãos de concessão de licenciamenro têm sido cúmplices do atraso do desenvolvimento”. Já o senador Marcos Rogério (PL-RO) defendeu que a nova Lei do Licenciamento Ambiental não é um tema de governistas e de oposicionistas, mas do Brasil. Ele lembrou que hoje, “o que trava o Brasil são as interpretações, são as regras de um Conama que estão desconectadas do interesse nacional, que estão em desacordo até com a lei”.

Durante sessão conjunta, o presidente do Senado, pediu aos parlamentares esforço para continuarem a deliberar sobre o Veto 29/2025, à lei oriunda do Projeto de Lei do Licenciamento Ambiental. “Trata-se de uma decisão imprescindível para o Brasil, para a segurança jurídica e para o futuro do nosso desenvolvimento social, ambiental e econômico”, disse Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Segundo ele, transformar a análise dos vetos em disputa política desconsidera o papel institucional do Congresso, de dar a palavra final sobre a vigência das leis do país. “O Congresso Nacional não pode se furtar ao cumprimento de suas responsabilidades constitucionais”, afirmou.

O presidente da Casa, ainda ressaltou o trabalho da senadora Tereza Cristina (PP-MS), no diálogo com o governo, que possibilitou um consenso para a votação. O presidente destacou o anúncio feito pelo líder do Governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), de que houve concordância do Planalto com a votação do veto na data de quinta (27). 

A única exceção foi o veto referente ao Licenciamento Ambiental Especial, que não entrou na sessão desta quinta. O tema, considerado sensível pelo governo, deverá ser analisado na próxima semana no âmbito da Medida Provisória 1308/25. Proposto após articulação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o LAE cria um rito acelerado para liberar obras estratégicas, reduzindo etapas e permitindo autorização em fase única – mecanismo amplamente defendido pela bancada do agronegócio.

O governo já havia feito um apelo para que o Congresso não retirasse os vetos no Licenciamento Ambiental.

CompartilhadoTweetEnviarEnviar
Postagem Anterior

STF precisa reaver seu prestígio e o nível intelectual dos integrantes

Próxima Postagem

Governo reage à derrubada de vetos e pode acionar STF

Administrador

Administrador

Biografica do Autor

Leia Também

camara-declara-perda-de-mandato-de-eduardo-bolsonaro-e-alexandre-ramagem
Política

Câmara declara perda de mandato de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

18 de dezembro de 2025
o-que-esperar-do-governo-daniel-vilela,-que-deve-comecar-em-marco-de-2026
Política

O que esperar do governo Daniel Vilela, que deve começar em março de 2026

18 de dezembro de 2025
lula-diz-que-vai-vetar-integralmente-o-pl-da-dosimetria-e-descarta-acordo-com-a-oposicao
Política

Lula diz que vai vetar integralmente o PL da Dosimetria e descarta acordo com a oposição

18 de dezembro de 2025
Próxima Postagem
governo-reage-a-derrubada-de-vetos-e-pode-acionar-stf

Governo reage à derrubada de vetos e pode acionar STF

Mais Notícias

imprensa-internacional-repercute-a-aprovacao-do-pl-da-dosimetria

Imprensa internacional repercute à aprovação do PL da Dosimetria

19 de dezembro de 2025

Com a notícia da aprovação do PL da Dosimetria pelo Senado, a decisão do Legislativo brasileiro passou a ser repercutida...

russia-alerta-eua-sobre-“erro-fatal”-na-venezuela

Rússia alerta EUA sobre “erro fatal” na Venezuela

19 de dezembro de 2025

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou nesta quinta-feira (18) que espera que o governo do presidente dos Estados...

agricultores-tomam-as-ruas-de-bruxelas-contra-acordo-mercosul-ue

Agricultores tomam às ruas de Bruxelas contra acordo Mercosul-UE

19 de dezembro de 2025

Milhares de agricultores europeus ocuparam Bruxelas nesta quinta-feira (18) para protestar contra a política agrícola do bloco e, principalmente, contra...

camara-declara-perda-de-mandato-de-eduardo-bolsonaro-e-alexandre-ramagem

Câmara declara perda de mandato de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

18 de dezembro de 2025

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou nesta quinta-feira (18) a perda dos mandatos dos deputados federais...

newsgyn

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Navegue

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Siga-nos

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Bem vindo de volta!

Entrar na conta

Senha esquecida?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Conecte-se

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Conecte-se