Bruno Goulart
Os primeiros 100 dias do segundo mandato dos prefeitos Cleiton Melo (UB), em Itauçu, e Rita de Cássia (UB), em Itaberaí, cidades na região intermediária de Goiânia, foram marcados por uma série de ações e entregas que têm transformado a realidade das duas cidades.
Com foco em infraestrutura, inclusão digital, saúde e assistência social, as gestões estão sendo ágeis com o cumprimento de promessas de campanha, beneficiando diretamente a população.
Itauçu
Em Itauçu, o prefeito Cleiton Melo priorizou o desenvolvimento rural e a modernização urbana, nestes primeiros meses. Um dos destaques foi a implantação da Lavoura Comunitária de Milho, projeto em parceria com a EMATER para fortalecer a cadeia produtiva do leite. A iniciativa beneficia pequenos produtores, garantindo renda e sustentabilidade.
Leia mais: Bolsonaro tem alta da UTI e segue em cuidados semi-intensivos
No distrito de Ordália, a chegada da torre de internet, fruto de parceria com a Vivo, promete revolucionar o acesso à informação e educação, na região. “Mais conectividade significa mais oportunidades”, destacou o prefeito, que também acompanhou as obras das 29 novas moradias no local, em parceria com o Governo de Goiás.
Outra conquista foi o aumento de 50% nos salários dos servidores públicos, dado por Cleiton Melo, valorizando quem atua na linha de frente. Na educação, o município recebeu o Selo Ouro da Secretaria de Educação de Goiás, reconhecendo a excelência na alfabetização.
A Secretaria de Saúde também ampliou serviços com aulas de hidroginástica gratuitas, enquanto a entrega de uniformes escolares completos (com mochila, cadernos e tênis) garantiu igualdade aos alunos da rede municipal. A retomada das obras do Lago Municipal e os mutirões de limpeza e recapeamento de vias completam as ações que estão revitalizando a cidade.
Itaberaí
Já em Itaberaí, a prefeita Rita de Cássia tem apostado, neste segundo mandato, em inovação e eficiência. O lançamento do Aplicativo do Cidadão promete revolucionar o acesso à saúde, integrando prontuários médicos e agilizando atendimentos. “Queremos transparência e praticidade para todos”, afirmou a gestora.
Na saúde, a UBS Dijian Apolinário Araújo foi inaugurada, ampliando o atendimento, enquanto uma parceria com a Saneago garantirá abastecimento de água no distrito de Ordália. A realização da 20ª Festa do Peão de Boiadeiro foi outro sucesso, com shows de Leonardo e Zezé Di Camargo, movimentou a economia local, recebendo milhares de pessoas.
Na infraestrutura, a ponte Gilmar da Silva Espíndola e as obras de drenagem e asfalto no Setor Sebastião Barbosa melhoraram a mobilidade. Já o programa “Minha Casa Agora é Legal” entregou escrituras a famílias da Vila Progresso e Setor Vó Diolinda, garantindo segurança jurídica para quem vivia sem o documento.
A Feira de Artesanato e Gastronomia, prevista para começar em maio, e o projeto “Quem Ama Cuida” (com atendimentos gratuitos para mulheres) reforçaram a inclusão social. A revitalização do Lago Primavera, com pista de caminhada e reflorestamento, também promete ser “um novo cartão-postal”, segundo a prefeita..
Com o apoio de parceiros como Governo de Goiás, Saneago e EMATER, as cidades seguem no caminho do desenvolvimento, provando que uma administração eficiente faz a diferença. Segundo os gestores, nos próximos meses mais investimentos devem ser feitos em infraestrutura, programas sociais e educação.